terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tratamento de água com garrafas PET,uma opção segura.


Dia desses vi uma reportagem sobre um sistema de esterilização de água usando garrafas PET colocadas no telhado das casas. É um mecanismo barato de obter água limpa para consumo humano em regiões de baixa renda.
O sistema de desinfecção solar da água (Solar Water Disinfection - SODIS) consiste em encher garrafas de PET transparente com a água contaminada e expô-las à plena luz solar por no mínimo 6 horas. A radiação e a temperatura destroem os patógenos de forma eficaz, mas ainda não havia sido estabelecido se o tratamento poderia resultar da contaminação da água por substâncias químicas liberadas das próprias garrafas PET.
Um grupo de pesquisadores do "Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research", se interessou pelo problema e desenhou um estudo para avaliar esta contaminação.
No estudo, a transferência de substâncias orgânicas da garrafas PET para a água foi avaliada nas condições de um procedimento SODIS utilizando garrafas transparentes de várias origens, com uma exposição total de 17 horas em determinada latitude (47°N).
Foram detectados alguns flavors alimentares na água tratada de acordo com o que a garrafa continha antes acima de um limite de 1 microg/L Os plasticizantes dietil hexil adipato (DEHA) e dietil hexil ftalato (DEHP) apresentaram concentração máxima de 0,046 e 0,71 microg/L, níveis encontrados em águas minerais comerciais engarrafadas neste tipo de embalagem. O fator mais decisivo, segundo os autores, foi o país de origem das garrafas enquanto a temperatura e a exposição solar foram de baixo impacto.
O risco toxicológico das concentrações máximas revelaram um fator de segurança mínimo de 8,5 e um risco carcinogênico de 2,8 10(-7) para o DEHP.
Segundo os autores o SODIS é um procedimento seguro para a obtenção de água para uso humano no que diz respeito ao DEHP e o DEHA.

Menos mal! Esta pode ser uma opção barata para o tratamento de água nas regiões de menores recursos. Serve um telhado, as garrafas e uma boa dose de sol. Coisa que por aqui não falta. O sistema já era funcional no Paraná e agora também o IMA (Instituto do Meio Ambiente) o está levando a algumas regiões das Alagoas.

Schmid P, Kohler M, Meierhofer R, Luzi S, Wegelin M.
Does the reuse of PET bottles during solar water disinfection pose a health risk due to the migration of plasticisers and other chemicals into the water?
Water Res. 2008 Dec;42(20):5054-60.
Empa, Swiss Federal Laboratories for Materials Testing and Research,
Uberlandstrasse 129, CH-8600 Dübendorf, Switzerland. peter.schmid@empa.ch

IMA: http://www.ima.al.gov.br/

foto do site: www.strallos.com.br
do Sr. José Alano, criador do "aquecedor solar com garrafas PET".

Nenhum comentário: