quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dermatite têxtil e dermatite de contato

Um grupo de pesquisadores suecos da Universidade de Lund e do Hospital Universitário de Malmö publicaram estudo sobre a hipótese da relação entre dermatite de contato e sensibilização por corantes têxteis.
É sabido que os sensibilizantes mais frequentes entre as tintas de tecido são os do grupo disperse. Os autores queriam estabelecer a relevância dos resultados positivos nos patch tests quando avaliados do ponto de vista clínico. Então desenharam um protocolo estudando oito tipos diferentes de corantes do tipo disperse e/ou substâncias correlatas, que poderiam explicar uma alergia de contato observada clinicamente, seja por exposição ocupacional ou por constituição atópica. Eles também consideraram se poderia haver influência da idade e do sexo.
Foram observados 858 pacientes submetidos a patch test após responderem a questionário direcionado a pesquisa de agentes causais têxteis. Os patch tests foram complementados com um mix de corantes.
Do grupo estudado, 18% dos pacientes suspeitavam que sua alergia fosse relacionada aos tecidos.
O sexo feminino e a constituição atópica foram fatores de risco para as reações cutâneas.
Materiais sintéticos também se demonstraram mais alergênicos que fibras naturais.
Uma relação significativa ocorreu entre os que alegavam reações relacionadas a tecidos e fenilenediamina (PPD). Um resultado similar, mas mais impreciso se deu para o chamado Textile dye mix (TDM), um mix de corantes. Alergia de contato relacionada ao mix de borracha negra foram tão raros que não houve significância estatística para ser considerado.
Estes resultados levaram os autores a supor que a alergia a parafenilenediamina seja um indicador mais prevalente para reações alérgicas a têxteis que o mix de corantes.


Algumas coisinhas relevantes:
* a parafenilenediamina é ingrediente frequente em tinturas para cabelos e as reações de sensibilização com esta susbtância estão em aumento
* fibras naturais são menos sensibilizantes que fibras sintéticas, porém algumas fibras naturais (como a lã, por exemplo) podem induzir a reações de sensibilização
* os corantes utilizados na indústria têxtil não são inóquos para a microfauna e microflora aquática e podem causar danos ambientais significativos, por este motivo, empresas que tratam seus efluentes é um importante diferencial qualitativo e deve ser um critério na escolha do produto comercial
* em alguns países, como a Alemanha, por exemplo, alguns corantes têxteis são proibidos, em especial alguns da categoria azo, pois considerados carcinógenos. Infelizmente estas normas não se aplicam universalmente.


Para saber mais:
Ryberg K, Goossens A, Isaksson M, Gruvberger B, Zimerson E, Nilsson F, Björk J, Hindsén M, Bruze M.
Is contact allergy to disperse dyes and related substances associated with textile dermatitis?
Br J Dermatol. 2009 Jan;160(1):107-15

Nenhum comentário: