quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Suplementação de Cálcio na gestação: diminuindo a exposição ao chumbo.

O Chumbo, como o Cálcio é depositado nos ossos e não costuma circular pelo corpo exceto quando ocorre uma demanda maior pelo Cálcio, como no caso da gestação e lactação, que promove a liberação de ambos os íons. O problema é que chumbo é tóxico.
Um estudo conduzido por um grupo da Universidade de Harvard em cooperação com a Universidade de Michigan e o Ministério da Saúde do México, observou que o uso de suplementos diários e realtivamente baratos de Cálcio (1200mg/d) diminuem os níveis de chumbo livres no plasma de 15 a 20% e no leite materno de 5 a 10% na lactação e também (e este é o objeto do estudo) durante a gravidez, e que esta ação relativamente simples poderia ajudar a diminuir os efeitos indesejados da exposição prenatal ao chumbo, tais como: baixo peso, baixo coeficiente intelectivo, e deficits na função motora e visual.
O artigo completo pode ser lido no link abaixo e é gratuito.

Effect of Calcium Supplementation on Blood Lead Levels in Pregnancy: A Randomized Placebo-Controlled Trial
Adrienne S. Ettinger, Héctor Lamadrid-Figueroa, Martha M. Téllez-Rojo, Adriana Mercado-García, Karen E. Peterson, Joel Schwartz, Howard Hu and Mauricio Hernández-Avila
http://www.ehponline.org/members/2008/11868/11868.pdf

Nenhum comentário: