quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bisfenol A ataca de novo!


Publicado antecipadamente on line na Endocrinology por pesquisadores do Physicians Commitee for Responsible Medice e do National Institute of Child Health and Human Development do NIH, é o artigo que trago hoje, mais uma vez sobre o Bisfenol A.
Já dissemos aqui que o Bisfenol A (BPA) é uma substância química presente em muitos plásticos manufaturados e nas resinas epoxi e sabidamente capaz de alterar a diferenciação sexual por interferência endócrina. Recentemente o Bisfenol vem sendo implicado também como agente interferente sobre a atividade tireoidea por antagonização da ativação no receptor (TR) do hormônio tireoideo T3.
Os autores estudaram a relação entre a exposição ao Bisfenol A e seus efeitos sobre o desenvolvimento dos vertebrados, identificando as vias críticas do T3 que possam sofrer a sua interferência através de análise molecular in vivo.
Como a metamorfose nos anfíbios necessita de T3 e engloba o período pós-embrionário nos mamíferos, sendo um período crítico do ponto de vista de sinalização do hormônio tireoideo, foi o modelo e o período escolhido pelos autores para a observação.
Os autores encontraram, após 4 dias de exposição ao BPA, uma inibição do remodelamento intestinal induzido pelo T3. O BPA antagonizou a regulação da maioria genética dos genes modulados pelo T3, explicando o efeito do BPA sobre a metamorfose.
Os autores afirmam que, a partir de suas observações, o Bisfenol A não apenas é um interferente endócrino por sua atividade estrogênica, mas a sua atividade na inibição das vias do T3 na inibição do desenvolvimento dos vertebrados, não apenas dá um mecanismo para os prováveis efeitos deletérios do BPA no desenvolvimento de seres humanos, mas também demonstra a importância de estudar estas substâncias e suas ações in vivo.

Para saber mais:

Heimeier RA, Das B, Buchholz DR, Shi YB.
The xenoestrogen bisphenol A inhibits postembryonic vertebrate development by antagonizing gene regulation by thyroid hormone.
Endocrinology. 2009 Feb 19
http://endo.endojournals.org/
http://www.pcrm.org/
http://www.nichd.nih.gov/

Nenhum comentário: