quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Plásticos, bisfenol, ftalatos e etc... Uma aula da Dr.a Maida Galvez



A Dr.a Maida Galvez é pediatra, trabalha no Hospital Mount Sinai - New York, no Centro de Saúde Ambiental da mesma instituição e nesta aula (em inglês) ela explica sobre os efeitos dos ftalatos e do bisfenol A sobre as crianças. Os slides que foram projetados estão neste outro link: http://es.epa.gov/ncer/childrenscenters/presentations/10_10_07/galvez.pdf

É interessante a dica prática sobre o número dos plásticos a serem evitados, ou seja: 3 que é PVC, 6 que é poliestireno e 7 que são também os policarbonados pois podem conter os aditivos citados.
O Greenpeace já havia divulgado a pirâmide dos plásticos, sendo o Polietileno e o Polipropileno (PE e PP) os mais seguros além dos de matriz biológica, seguidos pelo PET. Estes dados encontram comprovação na literatura. Porém é necessário verificar sempre as compatibilidades entre a embalagem e o que será embalado.

Os símbolos de identificação dos plásticos segundo a ABTN (NBR 13230) são os seguintes:

1 PET (polietileno tereftalato)
2 PEAD (polietileno de alta densidade)
3 PVC (policloreto de vinila)
4 PEBD (polietileno de baixa densidade)
5 PP (polipropileno)
6 PS (poliestireno)
7 Outros (inclusive policarbonados)

Os plásticos de classificação 3 são encontrados em filmes estiráveis, em berços para biscoitos, blisteres, frascos para produtos de higiene pessoal (enxaguantes bucais, xampús, etc...), frascos para outras finalidades. É reciclável em tubos de esgoto, tubos para irrigação de jardins, cones de tráfico, cabos em geral.
Os de classificação 6 estão em copos e pratos descartáveis, potes para yogurte, bandejas, embalagem para ovos, acolchoamento. É reciclável em placas de isolamento térmico, bandejas e acessórios para escritório.
Os de classificação 7 em embalagens multi-estratificada (para salgadinhos, biscoitos,...), em mamadeiras, DVDs, CDs, diversos tipos de utilidades domésticas e outras aplicações inclusive vidros blindados, carros, etc... Reciclável em madeira plástica e para reciclagem energética.

Para saber mais:

Dra Maida Galvez:
http://www.mountsinai.org/Find%20A%20Doctor/profile.do?id=0000072500001497213762

Teitelbaum SL, Britton JA, Calafat AM, Ye X, Silva MJ, Reidy JA, Galvez MP, Brenner BL, Wolff MS. Temporal variability in urinary concentrations of phthalate metabolites, phytoestrogens and phenols among minority children in the United States.Environ Res. 2008 Feb;106(2):257-69.


Reciclagem de plásticos:
COLTRO, L; GASPARINO, B F; and QUEIROZ, G C. Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identificação correta. Polímeros, Apr./June 2008, vol.18, no.2, p.119-125.

Um comentário:

Lúcia disse...

Olá, Sandra!

Sou jornalista e estou fazendo uma reportagem sobre ftalatos. Vi que você escreve bastante sobre o assunto e gostaria de conversar com você! O que acha?

Meus contatos são lucia.nascimento@idec.org.br e (11) 3670-5018.

Se puder me ligar até esta quinta (04/12), está ótimo.

Beijo e obrigada!

Lúcia