domingo, 19 de outubro de 2008

Quando a "novela" termina mal...

Quanto mais ouço sobre a história do sequestro mais me irrito.
Me irrito porque a vítima vale menos que o bandido. Foi assim desde o inicio. E isto está muito errado. Inverter este valor é como ser cúmplice nesta tragédia.
Fico perplexa com a insistência da mídia em culpar a polícia e aliviar a culpa de quem realmente a tem. Talvez porque a "novelinha de amor e ação" que eles tinham explorado nestes dias tenha acabado na mais horrível das tragédias, talvez porque o "mocinho" não era assim tão bonzinho e o Dr. Jeckyl se trasformou no Mr. Hide, ou porque no fim das contas simplesmente perdeu-se a mão do personagem. Então seria cômodo jogar toda a culpa de ter conduzido mal as coisas nas costas do GATE.
Narcisismo é o nome que se dá a este quadro. E o cara se achava tão maravilhoso e importante que não podia receber um não, em ser rejeitado pela moça. E ainda reforçado em sua importância pelos holofotes dos repórteres da TV, se sentiu ainda mais justificado em sua estratégia de violência.
Mas nenhum amor justifica a violência. Amor não é violência. Amor é todo o contrário. Quando a gente ama, a gente preserva, cuida, quer o bem estar do ser amado. Mesmo completamente privos da sua proximidade. Quem ama quer bem sem condições.
Me maravilha que um crime hediondo, cheio de agravantes, venha tratado assim. Daqui a pouco vão dizer que foi insanidade temporária com perda das capacidades de entender e de querer motivada por um quadro psicopatológico.
Mas de fato, a coisa foi premeditada, tanto que o rapaz procurou uma arma (que não possuia) e munição antes de se dirigir à casa da moça. Ele sabia perfeitamente o que estava para fazer. Não usou a arma que existia no ambiente. Levou uma. Quem vai discutir uma relação não carrega pistolas e munição.
Resta o fato que a história acabou mal. Principalmente porque ninguém vai trazer a moça de volta à vida de pois do homicídio. E todos os seus direitos vão ser enterrados com ela. E apesar de todos os anos de cárcere que ele pode ter pela frente (ficará preso no máximo uns dez), não vai valer uma vida perdida de forma tão brutal e outra cuja memória da tragédia se arrastará pelo resto da existência.
Minha total solidariedade às vítimas. Às vítimas, e só a elas.

2 comentários:

thais disse...

Nossa, não é um absurdo? eu só fui saber o nome dela depois que vi aqui no seu blog.
E só fala dele, dos amigos dele, da família dele.
Cada absurdo....

Sandra, muito obrigada, viu?
Marquei consulta com o dr William.

Beijo

Sandra Goraieb disse...

Vou torcer por vocês. Vai dar tudo certo.
Um grande beijo.