terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comentando um artigo em nosso contexto.

Um artigo recente publicado na Bulletin du Cancer seria uma boa noticia se não partisse de uma premissa falsa.
Os autores, do centro oncológico Antoine Lacasagne de Nice, França, fazem uma revisão da literatura (avaliação dos artigos publicados sem experimentação laboratorial ou clínica) sobre as correlações entre desodorantes e tumores de mama e chegam à conclusão que eles são inóquos. E dão suas motivações racionais, entre elas o fato que parabenos NÃO fazem parte da formulação de desodorantes. Pode ser que esta premissa seja válida na França onde se usam desodorantes spray, mas convido cada um de vocês a darem uma passadinha no setor de qualquer supermercado e verificar a formulação dos desodorantes ROLL ON.
É somente uma crítica a tal revisão que exclui riscos a partir de uma afirmação não válida, pelo menos em nosso meio. Temos vários desodorantes que contém parabenos no mercado. Além do mais a maioria dos desodorantes contém triclosan, que também é um agente interferente hormonal e que nem foi considerado nesta revisão.
O artigo é gratuito, em francês e está disponível no segunte endereço: http://www.john-libbey-eurotext.fr/fr/revues/medecine/bdc/e-docs/00/04/40/D1/article.md?type=text.html
De qualquer forma até seria uma boa notícia, não acham?

Nenhum comentário: