segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ftalatos e gestação, um estudo em Israel

Na Environment International de Setembro de 2008 foi publicado um artigo com os resultados de um estudo piloto realizado em Jerusalem pelo grupo de pesquisadores da Escola de Farmácia da Faculdade de Medicina da Hebrew University of Jerusalem, capitaneados pelo Dr. Berman, avaliando a exposição a estes interferentes hormonais durante a gestação.
Os autores mediram 11 metabólitos de ftalatos em 19 gestantes associando dados coletados através de questionário sobre fatores demográficos e hábitos de consumo destas gestantes.
Nove metabólitos estavam presentes em cerca 95% das amostras (mono(2-ethyl-5-carboxypentyl) phthalate, mono(2-ethyl-5-hydroxyhexyl) phthalate, mono(2-ethyl-5-oxohexyl) phthalate, mono(3-carboxypropyl) phthalate, mono(n-butyl) phthalate, monobenzyl phthalate (MBzP), monoethyl phthalate (MEP), mono(2-ethylhexyl) phthalate and monoisobutyl phthalate) e corresponderam à exposição observada nos Estados Unidos para a população feminina adulta.
O nível de Monobenzilftalato foi maior em mulheres que viviam em construções mais antigas (40 anos ou mais). Em mulheres que consumiam quatro ou mais cosméticos (perfume, desodorante, batom, esmalte, creme de mãos ou facial) nas 48 horas antecedentes a coleta da amostra, as concentrações de Monoetilftalato foram maiores de 4 vezes que aquelas amostras onde as mulheres usaram somente três ou dois produtos (p=0,07)*.
Dos achados os autores concluem que as mulheres ebreas em Jerusalem são expostas a uma vasta gama de ftalatos e que as fontes de contaminação podem estar relacionadas aos materiais de construção utilizados em prédios antigos (para o benzilbutilftalato) e que produtos de higiene e cosméticos podem ser a fonte de exposição ao dietilftalato.

Para saber mais:
Environ Int. 2008 Sep 26 (on line).
Phthalate exposure among pregnant women in Jerusalem, Israel: Results of a pilot study.
Berman T, Hochner-Celnikier D, Calafat AM, Needham LL, Amitai Y, Wormser U, Richter E.
Department of Pharmacology, School of Pharmacy, Faculty of Medicine, Hebrew University of Jerusalem 91120, Israel.

* NA: o valor de p indica que o evento ocorreu em 93% da amostra, porém 7% estavam fora destes resultados. Normalmente se aceita como estatísticamente significativo valores de p menores ou iguais a 5%, ou 0,05.

Nenhum comentário: