sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Falando de colesterol

Ontem foi o dia internacional da alimentação. Vi no blog da Thais Lazzeri (Comer é um barato). Mas ontem também me chamou a atenção uma notícia no site da uol ciência sobre a incidência de hipercolesterolemia em crianças. Não me maravilhei muito com o resultado da pesquisa da Dra Ivoneti Barros Nunes de Oliveira, da UNICAMP sobre este tema, pois basta observar qual é a dieta que uma criança faz no Brasil. Meu marido, que é italiano, diz sempre que se maravilha de ver como aqui, com tanta fartura de frutas e verduras as pessoas comam tão poucos vegetais, saladas e frutas frescas. E é realmente para se pensar.
Uma ocasião minha filha chamou atenção em um restaurante por ter pedido salada. Um grupo de executivos da mesa do lado ficou boquiaberto de vê-la comer verduras com tanto gosto.
Eu sou obesa. Sou porque como em excesso. Compulsivamente, às vezes (ai, ansiedade!).
Mas meu colesterol (graças à Deus) é normalzinho. De fazer inveja a muito atleta. Como muita (mesmo) fruta e verdura. Não gosto de doces. O que mata é que sou uma supersedentária, o que acaba com qualquer balanço energético.
Bom, tudo isso para dizer que seria inteligente ensinar nossos filhos a experimentar novos sabores além da batatinha frita com hambúrger. O paladar também pode ser educado.
Bom, dito isto, passo ao comentário da e-mail que acabei de receber do EWG cujo tema principal é águas minerais engarrafadas. Eles testaram 10 marcas do mercado americano e encontraram 38 poluentes, inclusive bactérias, traços de medicamentos, agrotóxicos,...

"We tested 10 brands and found an alarming array of contaminants, including cancer-causing byproducts of chlorination, fertilizer residue, industrial solvents and even caffeine.

In light of these disturbing findings, here's what you can do:

• Drink filtered tap water instead of bottled or unfiltered tap water.
• Mix infant formula with filtered, non-fluoridated water.
• Carry water in safe, reusable containers."

A água é um bem primário. Nenhum ser vivo pode prescindir dela. Temos tido pouca atenção aos nossos mananciais. Muitos agentes contaminantes estão presentes em nossas águas, mesmo após tratamento.
Seria importante um conscientização e um sério esforço no sentido de preservar este bem tão essencial.

Para saber mais:
hipercolesterolemia na infância:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2002/unihoje_ju187pag4a.html

sobre as águas engarrafadas: http://www.ewg.org/reports/bottledwater

Nenhum comentário: