quinta-feira, 9 de outubro de 2008

No Blog do Planeta: Ftalatos ( * e lei de experimentação animal)

O tema do Blog do Planeta, do Alexandre Mansur e equipe, são os nossos velhos conhecidos: os Ftalatos.
Como comentamos aqui de recente, houve alguma mudança na admissão de risco para estas substâncias na rocaforte da resistência, que eram os EUA, com uma restrição em agosto pp para estas substâncias em brinquedos. Vitória e sorte das crianças americanas! Na Europa a coisa já estava regulamentada faz alguns anos.
Aproveitei para dar uma checada no tema e vejo alguns progressos, como a pesquisa de novos agentes mais seguros (1) substitutivos.
Mas ainda temos problemas. Um artigo de Setembro, do grupo de pesquisadores do INSERM, da Universidade Denis-Diderot Paris 7, liderados pelo Dr. Rouiller-Fabre e publicado na Gynécologie Obstétrique et Fertilité, nos traz o estudo da ação dos metabólitos do Dietilhexilftalato, o mais comum de todos eles, embora não o mais comum em cosmética, sobre testículos humanos. Os pesquisadores usaram cultura de tecidos e observaram o monoetilhexilftalato. Ao contrário do que foi documentado em ratos, os autores não observaram alteração da função esteroidogênica, mas encontraram um efeito deletério sobre o número de células germinativas masculinas. Este estudo tem uma especial importância por observar estes efeitos diretamente em células humanas, consequentemente ser um estudo espécie-específico (2).

Para saber mais:

1. Kambia N, Renault N, Dilly S, Farce A, Dine T, Gressier B, Luyckx M, Brunet C, Chavatte P. Molecular modelling of phthalates-- PARs interactions. J Enzyme Inhib Med Chem. 2008 Oct;23(5):611-6

2. Rouiller-Fabre V, Lambrot R, Muczynski V, Coffigny H, Lécureuil C, Pairault C, Bakalska M, Courtot AM, Frydman R, Habert R.[Development and regulations of testicular functions in the human foetus]Gynecol Obstet Fertil. 2008 Sep;36(9):898-907. (em francês)

Blog do Planeta: http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2008/10/08/quimica-de-cosmeticos-pode-afetar-sexo-de-bebes/#comment-4372


Merece comentário a sanção da lei que regulamenta a experimentação animal no Brasil. Enquanto novos protocolos de testes ainda não são homologados, pelo menos institui um maior respeito com os animais de experimentação, o que já é um progresso. Apesar disso, soube que houve muito protesto. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.

Nenhum comentário: