quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Rosa Choque!



Câncer de Mama é um tema que apavora 100% das mulheres do mundo. Diz respeito à feminilidade, a integridade corporal, a propria imagem e a sexualidade.
Deveria preocupar homens também. Pois ele também ocorre no sexo masculino, embora com uma frequência menor. Geralmente nos rapazes, acaba tendo um prognóstico pior, devido ao atraso entre o surgimento e o diagnóstico, um pouco até por uma retiscência masculina em procurar um especialista, um pouco porque eles não são informados que podem ter uma "doença tipicamente feminina".
Nos últimos anos a incidência de cânceres de mama vem aumentando. Já hoje 1 a cada 8 mulheres vai desenvolver ao longo de sua vida um tumor de mama. E nos homens a incidência aumentou 25% nos últimos 30 anos.
Tumores de mama acontecem em sujeitos predispostos geneticamente e são hormônio sensíveis. Os fatores de risco são: genética, tabagismo, obesidade, dieta, estilo de vida e contaminantes ambientais.
Por este motivo é muito importante a questão preventiva. Na verdade é uma adequada prevenção e um diagnóstico precoce que fazem com que o número de mortes se reduza.
A arma para isso se chama atenção e MAMOGRAFIA anual.
É um exame fácil, não invasivo e em teoria um direito de todos os cidadãos.
Teoria, infelizmente, pois não existe suficiente quantidade de mamógrafos distribuidos no território brasileiro. Em certas regiões, como o sudeste, a disponibilidade é satisfatória, mas em outras, como o Norte, ainda é bastante limitada e muito longe de cumprir a meta de atender a toda a população.
Talvez fosse uma idéia que municípios se unissem para garantir este serviço à população. Consórcios poderiam facilitar e difundir o número de mamógrafos nas regiões mais carentes.
Até pouco tempo atrás este exame era sugerido para mulheres com idade superior aos 40 anos, porém já em alguns países esta idade foi reduzida para 35 anos e se sugere que mulheres com história familiar iniciem o controle aos 30 anos (ou antes, dependendo do caso).
E para os rapazes, observando qualquer alteração no aspecto da mama, dos mamilos, secreções, alterações na pele, procure sem medo e o mais rapidamente um especialista. Pode ser a diferença entre sobreviver ou morrer.
Não abaixem a atenção nunca. É muito importante.

Ah, não precisa comprar nada com lacinhos rosa. Esta não é uma campanha de marketing comercial. Na verdade esta deveria ser uma campanha de conscientização de saúde.
Antes de comprar faça as perguntas:
Quanto deste valor que estou pagando será devolvido à entidade?
Isto está bem claro no rótulo do produto?
Qual é o valor máximo que será doado? (algumas empresas estipulam um limite para a doação e tudo o que passa aquele valor fica para a empresa.)
A doação está diretamente ligada a compra ou depende de outros mecanismos independentes? (tipo informar o código de barras no site da empresa, etc...)
Para quem vai esta doação? Quais são os programas patrocinados?
O que produz esta empresa? Seus produtos são seguros (ou acabam contribuindo para as causas da epidemia)?

Não gaste com produtos que pouco ou nada tem a ver com isso. Se quiser ajudar, faça uma doação diretamente para entidades que cuidam dos interesses dos doentes. Certamente haverá uma próxima a você.

Leia mais: http://thinkbeforeyoupink.org/

Nenhum comentário: