terça-feira, 7 de outubro de 2008

Autismo e xenobióticos

A imunotoxicidade induzida por agentes xenobióticos em fases precoces da vida são fatores importantes no desenvolvimento de doenças crônicas na infância e na idade adulta.
Vários fatores estão ligados a produção destas agressões e entre eles encontram-se a exposição aos xenobióticos, infecções maternas além de outros estressantes pré e neonatais.
A sensibilidade aumentada aos insultos imunitários nesta fase se deve a aumentada vulnerabilidade do sistema imunitário imaturo à interferência exercecida pelos xenobióticos em uma fase crítica de seu desenvolvimento e maturação. Os riscos resultantes, vão além das doenças infecciosas, câncer e doenças auto-imunes e incluem patologias neurológicas, reprodutivas e endócrinas.
Estas interferências podem levar a uma desregulação das celulas inflamatórias mileomonocíticas residentes em tecidos como o cérebro, com uma preocupação particular no que concerne as patologias pré e neonatais e deficits neurocomportamentais.
A dupla de professores Rodney e Janice Dietert do Dep. de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Cornell, publicaram recentemente uma artigo que correlaciona estes insultos precoces ao desenvolvimento de autismo.
O Autismo (e ASD - autism sprectrum disorder, uma interpretação mais alargada) é uma deficiência que vem apresentando tendência de aumento e que pode estar relacionada a fatores ambientais e disfunção imunitária infantil embora ainda não seja claro se está diretamente ligada à patologia cerebral ou se isto representa uma condição secundária.

Para saber mais:
Dietert RR, Dietert JM.
Potential for early-life immune insult including developmental immunotoxicity in autism and autism spectrum disorders: focus on critical windows of immune vulnerability.
J Toxicol Environ Health B Crit Rev. 2008 Oct;11(8):660-80.

Nenhum comentário: