segunda-feira, 27 de outubro de 2008

No ovo, no leite,... na carne (?) e agora também em você!

Notícias da China na mais uma vez nos trazem profunda preocupação. Foi detectato em ovos a presença de melamina. É, a mesminha que pouco tempo atrás levou milhares de pessoas aos hospitais e causou a morte de quatro crianças por ingestão de leite contaminado. A mesminha que contaminou ração animal cerca de 2 anos atrás.
Em testes realizados no final de semana em Hong Kong, em ovos importados da região de Dalian, nordeste chinês, detectaram a presença de melamina em níveis duas vezes superiores aos limites impostos desde o escândalo do leite em Setembro passado.
Desde então encontrou-se melamina em chocolates, yogurt, e alguns produtos derivados de ovos na Corea do Sul. Encontrou-se também melamina em níveis excessivos em biscoitos filipinos.
Mas como a Melamina entrou na cadeia alimentar? Segundo o que se apurou, foi por conta de um produto chamado cyromazine, um derivado da melamina, largamente utilizado em pesticidas e ração animal. Plantas o absorvem como melamina e que ela já está na cadeia alimentar HUMANA.
Ninguém ainda sabe quanta melamina é absorvida através de alimentos crus como vegetais e carne. Serão necessários testes e os especialistas acreditam que os que Hong Kong está realizando poderão dar algumas pistas.
Em Hong Kong as autoridades resolveram testar também carne, vegetais e comida pronta para detectar melamina. Foi imposto um limite de 2,5mg/kg e para alimentos destinados à primeira infância e às gestantes e mães que aleitam este limite não deveria passar 1 mg/kg.
Nos ovos as quantidades encontradas foram de 4,7mg/kg.
Em um mundo onde os alimentos são globalizados, as preocupações também são. Lembrando que muitas vezes é impossível detectar a PROVENIÊNCIA real dos alimentos que ingerimos somente lendo o rótulo, a coisa se torna realmente séria.

Ah, para quem gosta dos chocolates Cadbury's: no mês passado a empresa fez um recall dos chocolates fabricados na fábrica de Pequim e destinados ao mercado asiático/pacífico (China, HK, Australia e Tailandia) por conta do excesso de melamina encontrado nestes produtos. A notícia foi da BBC e está aqui: http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7641317.stm
e o mapa da contaminação (leite e derivados) aqui:http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7641317.stm#melamine

4 comentários:

thais disse...

senhor, que medo!!!!

Sandra Goraieb disse...

É mesmo para ter medo, pois não se sabe se o fabricante de biscoito que tem na sua rua usa ovo em pó importado da China, a gente não tem como saber. É uma loteria. Nem mesmo a Europa que se bate faz tempo por um sistema de rastreabilidade dos alimentos consegue controlar tudo. Tem algumas fraudes em produtos com tradição como o óleo de oliva, como queijos DOP, por exemplo. Então imagina só o que pode acontecer onde não existe nenhum controle...

Vívian Oliveira disse...

Olá, cheguei até o teu blog pq tava pesquisando sobre shampoo sem sal... E achei muitas coisas interessantes...

Adorei..!!

Abraço!

Sandra Goraieb disse...

Vivian, seja bem-vinda e sinta-se à vontade para comentar, criticar, desabafar, dar palpite, perguntar. Obrigada, venha sempre!