segunda-feira, 2 de março de 2009

Todas as vias levam ao dano...

Pesquisadores do Laboratoire de Pharmacologie et Toxicologie, do Institut National de la Recherche Agronomique de Toulouse, França, investigaram potenciais mecanismos de ação dos ftalatos nos fígados de camundongos adultos in vivo.
Os camundongos foram expostos a doses variadas de DEHP. Os autores observaram que os genes hepáticos modulados pelo DEHP foram predominantemente os alvos PPAR alfa (receptores da proliferação dos peroxissomas alfa), coisa já sabida. No entanto, a introdução de genes prototípicos do citocromo P450 suporta fortemente a possibilidade da ativação de outras vias NR adicionais, incluindo a do Receptor Constitutivo da Androstana (CAR).
A integração dos perfis transcriptômicos e metabonômicos revelaram uma correlação entre os efeitos do DEHP sobre os genes e metabólitos ligados à síntese do heme e da via do Rev-Erbalfa que sinala os níveis endógenos do heme. Os autores também confirmam o impacto do DEHP na expressão hepática de uma enzima crítica para a síntese do heme, a Alas1 e na expressão dos genes alvo Rev-Erbalfa envolvidos na regulação do relógio celular e no metabolismo energético.
Assim, este artigo mostra que o DEHP interfere com as vias hepáticas do CAR e do Rev-Erbalfa, ambas envolvidas diretamente com o controle metabólico e que estas vias podem contribuir para os distúrbios metabólicos e endócrinos associados aos ftalatos.
Perfis da expressão genética realizados em testículos microdissecados mostraram uma responsividade diferenciada ao DEHP.
Os autores sugerem que em base a estes resultados, sejam realizados maiores estudos.

Esta última frase é uma praxe. Na verdade já se ventilava outras vias paralelas de ação dos ftalatos além do famoso PPAR. Só ele não justificaria os outros achados e as evidências epidemiológicas e experimentais relacionadas à exposição a estes agentes em algumas espécies (inclusive a humana).
Sem dúvida, os efeitos destas substâncias sobre o metabolismo traz algumas hipóteses que merecem realmente investigação aprofundada.
Quanto mais não seja pelo simples fato que a epidemia de síndromes dismetabólicas como Obesidade e a Resistência Insulínica, sérios e bem documentados fatores de risco para síndromes cardiovasculares, doenças degenerativas e cânceres. E pelo fato de não haver lugar no planeta onde estas substâncias (os ftalatos) ainda não tenham chegado...

Para saber mais:
Eveillard A, Lasserre F, de Tayrac M, Polizzi A, Claus S, Canlet C, Mselli-Lakhal L, Gotardi G, Paris A, Guillou H, Martin PG, Pineau T.
Identification of potential mechanisms of toxicity after di-(2-ethylhexyl)-phthalate (DEHP) adult exposure in the liver using a systems biology approach.
Toxicol Appl Pharmacol. 2009 Feb 23.

sobre PPARs: http://ppar.cas.psu.edu/pparrfront.htm

Um comentário:

thais disse...

nossa, entrei aqui quando acordei e vi que tinha alguma coisa diferente.
só agora reparei que você mudou o lado da barra lateral. hahaha.

beijo