terça-feira, 3 de março de 2009

Dr.a Sylvia Searle e os oceanos

Vi no blog da Thais Saito, o Vida Verde (veja na barra de blogs: http://blogvidaverde.com.br/?p=345, "Sem o azul não haverá verde"), o vídeo da Dr.a Sylvia Searle sobre os oceanos.
Me fez lembrar quando pela primeira vez entendi o que significa prioridade. Eu era muito jovem, tipo 18 anos, e me surpreendi com um neonato prematuro em distress respiratório que recusava a alimentação porque quando mamava não conseguia respirar. Então entendi que se morre de fome, mas antes se morre sufocado e que mesmo um neonato é capaz de instintivamente selecionar o que é prioritário.
Dependemos de algumas coisas para viver: ar, água, luz, alimento. Estas coisas são muito relacionadas entre si. São imprescindíveis para a vida.
Se quisermos sobreviver como espécie temos que pensar nestas prioridades com seriedade. Muito mais seriamente de quanto temos pensado. E fazermos muito mais do temos feito.
Temos um sério problema e a precocidade de nosso intervento é que vai fazer a diferença. Como num imenso câncer invasivo e maligno, a hora é agora.

Para ver o filme, vá ao Vida Verde ( http://blogvidaverde.com.br/?p=345 ) ou clique no título deste post.

Nenhum comentário: