quinta-feira, 26 de março de 2009

USP seleciona adolescentes obesos para pesquisa

DIVULGAÇÃO: Recebi da An Isabel Parguay e repasso para divulgação

USP seleciona adolescentes obesos para pesquisa


O Projeto Jovem Saudável, coordenado pela Profa. Dra. Nágila Damasceno, do Departamento de Nutrição (FSP-USP) está selecionando adolescentes de ambos os sexos, com idade de 10-19 anos, que tenham sobrepeso ou obesidade. O estudo tem como objetivo avaliar o efeito da dieta sobre o perfil lipídico, oxidativo e inflamatório de adolescentes e conta com o apoio financeiro da FAPESP e do CNPq.

Nesse sentido, serão coletadas informações sobre o consumo alimentar, avaliação antropométrica e uma amostra de sangue a partir da qual mais de 30 biomarcadores serão analisados.

Todos os resultados serão disponibilizados aos participantes no final da pesquisa.

Aos adolescentes que participarem de todas as etapas da pesquisa será oferecida uma orientação nutricional baseada nos resultados obtidos

Se você conhecer alguém com esse perfil e que esteja interessado em participar, peça para entrar em contato com a coordenação do projeto.

Data limite para novas inscrições: 20/4/2009

Maiores informações: Fones: (11) 3061 7865 e 30617771 e pelo e-mail: jovemsaudavel@gmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sandra, sou novata no ambiente blog, mas gosto muito de ler o seu. Queria te perguntar uma coisa e não achei outra forma de contatá-la a não ser por um comment - apesar de fora do tema. Desculpe-me.
A escola do meu filho de 2 anos pede sucata de chapas de raio-x para atividades de artes. Me falarm sobre a presença de nitrato de prata. Minha dúvida é: esse material não é tóxico? É seguro para as crianças manipularem?
Obrigada.

Sandra Goraieb disse...

Oi, Stormika! Obrigada por seu comentário tão simpático.
O AgNO³ não é um ingrediente que eu trabalhe, mas sei que em cremes é proapoptótico para queratinócitos e fibroblastos e provoca um atraso no fechamento de feridas e também um aumento de cicatrizes hipertróficas (em pele não íntegra). Em neonatalogia se usa na forma de colírio a 1%, nos olhos dos neonatos, para evitar contaminação por agentes da flora vaginal nos partos normais de rotina.
Minha irmã é mestra em Radiologia. Vou dar uma perguntada e procurar maiores informações sobre o assunto e te falo ou posto algo aqui para você. Na verdade acredito que o que a escola quer é o filme de acetato, e que acredita estar reciclando usando filme para radiografias. Se você não se sente confortável, pergunte na escola se não pode substituir por acetato comum. Abração. Te dou notícias!

Anônimo disse...

Obrigada pela atenção Sandra! Eu aguardarei.

Sandra Goraieb disse...

Oi, Stormika. Ontem estive conversando com ela e coloquei a questão inclusive da criança mastigar o filme. Ela disse que é possível que haja algum resíduo tóxico, mas que a manipulação do filme já revelado não poria risco. Especialmente se faz tempo que este filme foi exposto ao tratamento na revelação.
O Nitrato de Prata é tóxico e muito cáustico dependendo de sua concentração. Mas como já coloquei ele é também usado em forma terapêutica e preventiva nos olhos dos recém-nascidos.
No entanto, não parece que a quantidade de nitrato presente e fixada no filme vá causar dano, embora existam muitos outros componentes além dele. De qualquer forma, mesmo que houvesse ainda algum resíduo, a exposição é eventual e o tempo de exposição limitado, não creio que seja uma exposição significativa.
Como havia sugerido, se você não se sente confiante, siga seus instintos de mãe.
Provavelmente o filme é para fazer máscaras para aulas de artes, para desenho e pinturas.
Recordando que após a manipulação de tintas e material de artes cabe a lavagem das mãos com água para a eliminação dos resíduos das tintas.
De qualquer forma creio que você possa ficar tranquila. Abraços para vocês.

Anônimo disse...

Boa tarde Sandra. Maravilhosa a sua explicação! A escola pretende usar esse acetato para artes mesmo. Recortes e pintura. Uma amiga fotógrafa comentou sobre o nitrato de prata da revelação e ficamos um pouco preocupados já que nunca me ocorreu que esse material poderia ser tóxico. Lembrei do seu blog por causa do post sobre a tatuagem de henna e como vi que você é médica, sabia que suas palavras seriam confiáveis. Muitíssimo obrigada por sua atenção! Me ajudou e tranquilizou muito mesmo. Espero que seu blog tenha cada vez mais sucesso! E acho que isso não será difícil porque a credibilidade é fundamental nesse mar de blogs. bjs!