sábado, 7 de março de 2009

Amanhã


Amanhã se festeja o dia da mulher. Abaixo o dia da mulher! Detesto esta data.
Acho que mereço mais que um dia no ano. Acho que mereço o ano inteiro. Assim como tantas outras mulheres que conheço. Assim como tantas outras mulheres que nunca encontrei. Nunca gostei destes dias que festejam algo que você não pode mudar. Seu sexo, sua "raça",... Não significam nada. Não acrescentam nada. Alguns dizem, serve para que as pessoas percebam que existe o problema. Ou seja, nos outros 364 dias do ano ele passa desapercebido? Um dia basta para "fazer lembrar" as diferentes condições humanas e sanar tudo com a "lembrança"?
Consciência se faz todos os dias, não uma vez por ano.
Meu desejo é que um dia não seja preciso um dia no ano para lembrar que as mulheres existem, que têm valor, têm direitos, têm voz, têm problemas.
Gostaria que o dia das mulheres fosse o ano todo, quando fosse preciso, sempre que fosse preciso.
Não, eu também não quero dia da mulher qualquer, quero o dia da Mulher que faz, que vive, que dá vida, que batalha, que tem valor.
Não sou igual a um homem. Não quero ser igual a um homem. Se fosse, não seria mulher. Sou diferente nas minhas necessidades e na minha forma de ser, mas não menos merecedora de respeito.
Respeito não tem sexo, nem data, nem Dia do Respeito. Que pena!
Não quero um dia genérico para festejar uma contingência genética.
Quero reconhecimento de valor. E para isso, não é necessário um dia fixo no calendário e nem pertencer a um sexo ou etnia.
Feliz todos os dias às mulheres que valem! Porque vocês valem, vocês merecem!


Há 7 anos atrás minha filha saia da UTI Pediátrica.
Para mim significou o verdadeiro início da maternidade, uma nova forma de ver o mundo.
Agradeço a todos que cuidaram dela no Fatebenefratelli de Roma. Apesar de toda a angústia e sofrimento daqueles dias. Apesar das incertezas.
Foi naquela maternidade que conheci o significado do amor incondicional.

(Grazie a tutto il personale della Rianimazione Neonatale dell'Ospedale Fatebenefratelli dell'Isola Tiberina.)

Um comentário:

thais disse...

eu gosto do dia da mulher... hahaha, mas por motivo fútil. hauahuaha, porque é um dos dias em que eu fico de pernas pro ar. hauahauhuahhua, nem trocar fralda eu troco. hauhuahuahaua

ah, tb acho que a gente merece todos os dias, mas..

beijo