sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A influência dos interferentes hormonais no início da puberdade

Para começar o ano falando de coisas importantes, acaba de sair um artigo de revisão na Current Opinion in Endocrinology Diabetes and Obesity (edição de fevereiro, disponível on-line) sobre a influência dos intereferentes ambientais no início da puberdade.
As autoras, do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da New York State University são as Dras. Elka Jacobson-Dickman e Mary M. Lee. Elas, em sua revisão afirmam que estudos epidemiológicos em humanos confirmam a importância dos interferentes hormonais no início da puberdade (já demonstrados em estudos experimentais em animais). Elas também chamam a atenção para as diferenças de comportamento entre os agentes. Chumbo, dioxinas e fitoestrógenos atrasam a puberdade enquanto ftalatos e PCBs (bifenilas policlorinadas) antecipam o desenvolvimento das mamas e a menarca respectivamente.
As autoras recordam também as dificuldades no desenho de estudos sobre estas exposições, pelas difrentes fontes e diferentes compostos aos quais os indivíduos estão expostos e que podem ter ações antagônicas no eixo reprodutivo.
No entanto, elas confirmam que agentes ambientias possuem influência sobre o eixo reprodutivo humano e que o início da puberdade é influenciado por eles.

Me chama a atenção a frequência de pesquisadoras mulheres envolvidas com este tema. Uma grande maioria de quem publica sobre este assunto é de mulheres. Curioso, pois os agentes mais vulneráveis na espécie humana são os meninos.
Talvez por serem mães, talvez...

Para saber mais:

Jacobson-Dickman E, Lee MM.
The influence of endocrine disruptors on pubertal timing.
Curr Opin Endocrinol Diabetes Obes. 2009 Feb;16(1):25-30.

Nenhum comentário: