quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Nanopartículas e os rins

Do grupo da Universidade de Bordeaux, da Santé- Travail- Environnement, realizado pela Dr.a Béatrice L'Azou e colaboradores, saiu um artigo sobre a toxicidade de nanopartículas em células renais (in vitro).
Os autores propuseram o estudo baseados no fato que nanopartículas podem cruzar a barreira alveolo-capilar e que poderiam translocar pela corrente sanguínea até atingir orgãos alvo distantes de seu ponto de entrada e que a toxicidade das nanopartículas sobre os órgãos ainda foram pouco estudadas.
A autora e seu grupo estudaram a nanotoxicidade in vitro de vários "carbon blacks" (CB)(FW2-13 nm, Printex60-21 nm and LB101-95 nm) e de dióxido de titânio de 15 e 50 nm. A observação interessou seus efeitos nas células mesangiais (IP15) e no epitélio tubular proximal (LLC-PK1) e verificaram uma variedade de respostas celulares diferentes.
A maior toxicidade foi observada com as moléculas menores de carbono FW2NP se considerada a clássica dose-resposta. No entanto, com as diferentes metodologias aplicadas no estudo, as células tubulares proximais acabaram se demonstrando as mais sensíveis.
As partículas de carbono FW2NPs aumentaram significativamente a produção de radicais livres de oxigênio nos dois tipos de células indistintamente.
Através de microscopia por microfluorescência observou-se que as células internalizavam as nanopartículas (dependendo do tamanho das mesmas) e as acumulavam no citoplasma. Foram vistas nanopartículas dentro das células em vesículas.
Os autores, em base aos resultados, concluiram que existiram no estudo vários graus de citotoxicidade nas células renais e que estes efeitos seriam
dependentes do tipo de partícula, do seu tamanho e da célula alvo. Ainda afirmam que seria importante desenvolver (in vitro), padronificar e validar (para os efeitos in vivo) sistemas de avaliação das nanopartículas que possam estabelecer sua toxicidade real em seres humanos.

Para saber mais:

L'azou B, Jorly J, On D, Sellier E, Moisan F, Fleury-Feith J, Cambar J, Brochard P, Ohayon-Courtès C.
In vitro effects of nanoparticles on renal cells.
Part Fibre Toxicol. 2008 Dec 19;5:22.

o artigo é disponível no link
http://www.pubmedcentral.nih.gov/picrender.fcgi?artid=2621238&blobtype=pdf

Nenhum comentário: