terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Diisobutilftalato: efeitos no sistema reprodutor masculino

O Diisobutilftalato (DIBP) é um isômero ramificado do Dibutilftalato (DBP).
As cadeias laterais do DBP possuem um esqueleto de 4 carbonos, enquanto o DIBP tem suas cadeias alquil de 4 carbonos reagrupadas em um esqueleto de 3 carbonos com uma ramificação metil.
O DBP e muitos outros esteres ortoftálicos com cadeias laterais de tamanho C4-C6 são conhecidos interferentes hormonais na diferenciação andrógeno-dependente.
Os pesquisadores, Anne-Marie Saillenfait, Jean-Philippe Sabaté, Frédéric Gallissot do Institut National de Recherche et de Sécurité, Vandoeuvre, França, desenharam um estudo para determinar se a exposição intrauterina ao DIBP poderia induzir a alterações permanentes e dose dependentes do desenvolvimento do sistema reprodutivo masculino nestes animais.
Através de gavagem os ratos foram alimentados com óleo de oliva, DIBP ou DBP durante o perído compreendido entre o 12° e o 21° dias de gestação com doses de 125, 250, 500 e 625mg/kg/dia de DIBP e 500 mg/kg/dia de DBP.
O DIBP não causou toxicidade evidente nas mães, nem reduziu o tamanho fetal, no entanto os filhotes machos apresentaram distância ano-genital diminuída neonatal na dose de 250mg/kg/dia de DIBP e doses maiores levaram a retenção areolar e dos mamilos, separação prepucial atrasada (na puberdade) nas doses de 500 e 625mg/kg/dia. Hipospadias, prepucio fendido e criptorquidia (não descida dos testículos) foram observadas nos ratos machos expostos intra-utero a doses de 500 a 625mg/kg/dia de DIBP. Lesões histopatológicas nos testículos, em especial degeneração dos túbulos seminíferos foram também observadas.
Os autores concluiram que o DIBP pode causar danos ao sistema reprodutivo dos ratos similares aos observados com o DBP, embora o DIBP apresente-se menos potente em induzir malformações.

Para ler o artigo:

Anne-Marie Saillenfait, Jean-Philippe Sabaté, Frédéric Gallissot
Diisobutyl phthalate impairs the androgen-dependent reproductive development of the male rat
Reproductive Toxicology
Volume 26, Issue 2, October 2008, Pages 107-115

Nenhum comentário: