quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Prazer em conhecer: Peter Safar!


Eu tive a honra e o prazer de conhecê-lo.
Foi por suas mãos (e pela intermediação do Dr. John Lane) que frequentei como estagiária o departamento de Anestesiologia e Terapia Intensiva da Universidade de Pittsburgh, na época liderados pelos Dr.s Jan Daniel Smith e Ake Grenvik (de quem já falei, mas talvez não o bastante).
O Dr. Safar nasceu em Viena em 12 de abril de 1924 e faleceu em Mount Lebanon, próximo a Pittsburgh em 3 de agosto de 2003.
Foi um médico e um cientista brilhante e contou ao longo de sua vida acadêmica com mais de 1000 publicações e dezenas de livros.
Devo muito ao Dr. Safar, apesar do curto período que tive a oportunidade de frequentá-lo. Com ele aprendi que as coisas são possíveis. É muito, acreditem.
Sua esposa, Eva Safar, ainda reside em M. Lebanon, e é também uma pessoa explêndida.
O Dr. Safar foi o pioneiro nas técnicas de ressuscitação cardio-respiratória e proteção cerebral(CCPR) pós parada cardíaca. Milhões de pessoas no mundo devem a vida às técnicas de respiração boca-a-boca desenvolvidas por ele e seu grupo de colaboradores e aos anos de estudos dedicados ao aprimoramento da técnica de ressuscitação.
Ele foi indicado por 3 vezes para receber o Nobel em Medicina e do meu ponto de vista foi uma injustiça não o terem favorito.

Nenhum comentário: