quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O que vai ser: café-com leite, capuccino ou leite com melamina?

Já são três mortes e milhares de pessoas intoxicadas com leite adulterado na China. Leite em pó, das marcas mais populares da China. Patrocinadores das Olimpíadas.
Ultrapassou fronteiras, pois o leite foi inclusive exportado para outros países.
Mas será que não bastou a questão dos alimentos para animais contaminados com melamina no ano passado? Não se aprendeu nada?
Qual é o valor da vida para quem sabe que está colocando uma substância danosa em um alimento que vai ser consumido por crianças?
Qual é o valor da vida em comparação às questões econômicas envolvidas?
A História ensina que não é uma coisa nova. A economia sempre foi prevalente em relação à segurança.
Mas será que vale tudo desde que se lucre, desde que se ganhe dinheiro?
Eu me recuso a acreditar que valha menos de uma moeda.

A Melamina e o ácido cianúrico (que são as substâncias adicionadas ao leite neste caso) formam um composto nefrotóxico, causando cristalúria, necrose tubular, fibrose e inflamação no parênquima renal. Como visto, pode levar à consequências letais.

Para quem não sabe o que é melamina, é aquela resina que se fazem copos e pratos e outros utensílios e que muitos temos em casa.

E se gastam bilhões para salvar bancos, companhias e instituições financeiras...
Gostaria de poder dizer aqui que se gastaram bilhões para salvar seres humanos de verminoses, de fome crônica, de sede, de ignorância.
Seria uma notícia. Talvez a melhor do dia.

PS: Hoje faleceu Lourenço Diaféria. Era um jornalista, um cronista da Folha Ilustrada. Nos anos da minha juventude era o que eu lia primeiro quando chegava o jornal. Sua inteligência, verve e sensibilidade vão fazer falta.

2 comentários:

thais disse...

ai, sandra, a indústria do leite em pó é a mais cruel que eu conheço. mais cruel que a de pele de animais.

a nestlè é a maior assassina do mundo. não vou nem voltar ao assunto, porque fui proibida de falar isso lá no vida verde. hehehehehehe.

beijo

Sandra Goraieb disse...

Thá, anos atrás, a coisa rolou na Europa. Houve contaminação da fórmula infantil distribuída na UE. Naquela época a contaminação foi por isopropiltioxantona das caixas tetrapack. O leite da empresa tinha sido envasado na Espanha, mas não era o leite em pó, e sim o reconstituído.
O tribunal italiano que julgou o caso disse que era pouco provável um problema de toxicidade aguda, mas que consequências à longo prazo não eram previsíveis (já postei sobre isto antes). As marcas na Italia eram a Nidina 1 e 2 e Latte Mio.
Recentemente houve uma contaminação da mozzarella por dioxina. Um outro escândalo. O que se sabe é que durante os últimos 20 anos a máfia enterrou lixo químico na região Campania (que é a principal produtora e fornecedora de mozzarella na Italia) sem nenhum cuidado ambiental no descarte, ganhando milhões de euros e sem nenhuma preocupação com as consequências. E são bastante sérias.