quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Generation R, um estudo em Rotterdam

Em Rotterdam, na Holanda, existe em curso um estudo denominado "Generation R". Ele avalia cerca 10.000 crianças com foco principal nas seguintes áreas:
1. crescimento e desenvolvimento
2. desenvolvimento cognitivo e comportamental
3. doenças na infância
4. Saúde e sistema sanitário
O objetivo é otimizar o atendimento às gestantes e às crianças, com um olhar mais atento às reais necessidades destes grupos.

Dentro deste estudo, um grupo bastante significativo de instituições americanas(Epidemiology Branch, National Institute of Environmental Health Sciences-NIEHS, National Institutes of Health-NIH, Department of Health and Human Services-DHHS) em colaboração, acaba de publicar artigo interessante sobre a exposição total a interferentes endócrinos ambientais (bisfenol, ftalatos e organoclorados) medidos a partir de seus metabólitos urinários nesta população.
Os autores analisaram 6 dialquilfosfatos, um metabólito específico (3,5,6-tricloro-2-piridinol, TCPy), o bisfenol e mais 14 metabólitos de ftalatos na urina de 100 gestantes participantes do projeto Generation R.
De modo geral, após comparação com outros grupos verificou-se que os resultados de metabólitos do BPA era similar entre os grupos, mas a exposição aos metabólitos dos pesticidas e dos ftalatos eram relativamente mais altos no grupo das gestantes.
Os autores, a partir dos resultados sugerem que existe um ampla distribuição da exposição aos contaminantes selecionados e que as razões para isto e os possíveis efeitos sobre a saúde necessitam maior atenção e investigação.

Este estudo é interessante pois compara uma população de risco (gestantes) com grupos variados e se observa a presença em níveis superiores aos desejáveis de contaminantes potencialmente danosos para a sinalização androgênica nos fetos masculinos, para o correto funcionamento tireoideo e desenvolvimento cognitivo(como já visto em outros artigos neste blog). Curioso o achado de concentrações mais elevadas que na população geral.

Para saber mais:
Ye X, Pierik FH, Hauser R, Duty S, Angerer J, Park MM, Burdorf A, Hofman A, Jaddoe VW, Mackenbach JP, Steegers EA, Tiemeier H, Longnecker MP.
Urinary metabolite concentrations of organophosphorous pesticides, bisphenol A, and phthalates among pregnant women in Rotterdam, the Netherlands: The Generation R study.
Environ Res. 2008 Sep 4.(disponível na versão on-line da publicação).

http://www.generationr.nl/index.php?option=com_frontpage

Nenhum comentário: