terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ainda sobre o LHC e mais outras coisas

No blog do Marcelo Leite, da Folha on line/Ciência, um post bem legal sobre o experimento do LHC e vários comentários.
Para falar francamente, não é possível lamentar o dinheiro gasto no projeto.
Se esbanja com futilidades várias uma quantidade de dinheiro infinitamente maior por aí. Gastar com conhecimento não é um gasto, é um investimento. Acredito que um experimento como aquele merece toda a atenção e respeito da comunidade científica, mas não só dela. Merece respeito do cidadão comum. Merece explicação nas escolas. Merece que as pessoas o entendam.
Geralmente as ciências de base acabam se tornando quase fortalezas inespugnáveis para as pessoas comuns. Achei bastante interessante que salvo dentro ambientes muito especializados NINGUÉM falasse nisso por aqui. Digo a imprensa, os meios de comunicação. Nenhuma palavrinha para o cidadão comum. O indivíduo não consegue ver a utilidade real daquilo. É um grave erro.
Pus meu post aqui, até com uma postura irônica na época e confesso que na minha ignorância sobre o assunto fiquei com a pulguinha atrás da orelha por um milissegundo e fui procurar ler mais. Coisa banal e simples que as pessoas não exercitam por preguiça mesmo.
Trouxe aqui os links mais sérios possíveis.

Então hoje vou por o link para o "Ciência em Dia" (o post é o do dia 15/09/08):http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/)
Lá também tem muita coisa interessante para se ler sobre vários outros assuntos. Dêem uma folheada, vale a pena.

Ah, e o problema que aconteceu na semana passada, na junção que alimenta os magnetos causando uma perda de gás Helio (necessário para manter a temperatura a -271°C), vai adiar por cerca três meses o experimento com os posítrons que estava previsto para estes dias... Isto porque para reparar o dano a temperatura terá que ser aumentada devagar antes dos trabalhos começarem e isto leva cerca 1 mês. Uma vez feito o conserto, o mesmo deve-se retornar à temperatura inicial, e mais outro mês se vai neste processo. Pena.


E na Alemanha, mais precisamente em Heidelberg, o Prof de Otorrino, Dr. Boris Stuck desenvolve interessante trabalho associando bons odores à qualidade do sono. Seu trabalho recente foi apresentado no Congresso da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, em Chicago, e afirma que bons aromas tais como lavanda e pétalas de rosa, traziam sensações agradáveis durante o sono aos voluntários do estudo e que odores desagradáveis como ovo podre provocavam pesadelos. Tudo cientificamente controlado. O estudo pode abrir novas possibilidades terapêuticas durante o sono através da estimulação olfativa.
Curioso é que as nossas avós já sabiam disso e faziam travesseiros de macela e lavanda. Tudo em prol de um soninho bom... :)

Na barra lateral coloco mais um blog que achei muito simpático. Se chama "Idéias antigas". Gostei, acho que é porque sou antiga também, hehehe

Nenhum comentário: