quarta-feira, 10 de setembro de 2008

É hoje!

Na verdade já foi, às 10:28h hora de Genebra (5:28h Brasília), ocorreu a primeira volta de um feixe de protons dentro do acelerador de partículas, a máquina mais complexa e cara jamais construída pelo homem, mas que promete uma revolução nas ciências físicas. è um dia histórico para a Física.
Tomara que traga muita informação, muita iluminação e respostas.
Pelo menos é isto que esperam todos os cientistas (e são um batalhão deles) de 50 países que participam do consórcio.
A Física tem muito a ver com a Filosofia. Especialmente se os conceitos são traduzidos em linguagem inteligível a seres menos matemáticos. Na verdade, ajuda a refletir sobre o Universo, sobre o que somos, de onde viemos e para onde vamos.
A Física, como a Química, permeia nossas vidas, está em tudo que fazemos, em tudo que conhecemos e no que não conhecemos também. Lindo, né?

Para saber mais:
http://lhc-first-beam.web.cern.ch/lhc-first-beam/
http://webcast.cern.ch/

Dica da titia:
Para quem entende italiano, a RAI international tem transmitido uma série muito interessante, todas as manhãs, das 8:20 às 9:00h sobre a história da Física, desde Galileu até o séc XX. Série bonita, bem cuidada, vale a pena.

2 comentários:

colín disse...

Já pesquisei tudo sobre isso. Espero que descubram algo interessante para nós.
Grande beijo.

Sandra Goraieb disse...

Tomara, Colín, tomara... a gente torce sempre pelas boas descobertas.
Eu sou só uma admiradora externa, dessas que fica olhando maravilhada as coisas e com uma imensa curiosidade dentro(mas confesso a minha eterna preguiça matemática), querendo entender a filosofia dos conceitos, das idéias, das estruturas, das causas e dos efeitos. Quisera ter tantas vidas para aprender tudo aquilo que gostaria de saber...