sábado, 13 de setembro de 2008

Notícias do mundo: Pílola e ferormônio.

Direto da Universidade de Liverpool, pesquisa do Dr. Craig Roberts nos traz uma interessante notícia: o uso da pílola, ou melhor, a sua suspensão, pode fazer com que o casal se separe por perda de interesse no parceiro.
O pesquisador, especialista em genes do MHC (major histocompatibility complex) associado a escolha do parceiro em vertebrados, afirma que o uso da pilola anticoncepcional modifica a percepção olfativa da mulher fazendo com que a sinalização do MHC seja "enganada".
Homens e mulheres escolhem seus parceiros através do olfato, pelo odor corporal que vem indiretamente determinado pela interação dos genes do complexo de histocompatibilidade (MHC, que produzem proteínas do nosso sistema imune) com as bactérias que vivem em nossa pele. Este mecanismo garante a diversidade genética, uma vez que somos naturalmente atraídos por quem possui um DNA diferente do nosso, o que garante uma prole mais sadia, menor risco de aborto, um sistema imunitário mais resistente.
Acontece que, no experimento conduzido pelo grupo, observou-se que as mulheres que tomam pilula anticoncepcional se sentem atraídas por homens com odores geneticamente similares a elas mesmas, o que pode causar infertilidade no casal, e até mesmo perda do interesse no parceiro quando a pílula vem suspensa, uma vez que o cheiro é um fator primordial na escolha do parceiro (ferormonio).
Resumo: os hormônios sintéticos presentes no anticoncepcional podem modificar não apenas os ferormônios femininos na mulher, mas também a percepção dos ferormônios masculinos, deslocando o interesse dos parceiros. Se os dados forem confirmados poderiam justificar a perda do interesse sexual em cerca 1/5 das mulheres que tomam pílula.

Para saber mais:
http://www.liv.ac.uk/evolpsyc/roberts.html
http://journals.royalsociety.org/content/102024/

NA: Nos parece óbvio, no entanto, que um casal possui outros bons motivos para estar juntos além da atração sexual. Esta notícia, no entanto é bastante curiosa e muitas vezes subavaliamos a influência dos hormônios em nosso comportamento, porém, lhes garanto que são muito potentes e que muitas das percepções da realidade que temos dependem de nosso equilibrio hormonal.
Bom final de semana!

Nenhum comentário: