quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Lipocina, um hormônio/ Cosméticos orgânicos

Na revista Cell deste mês, pesquisadores do departamento de Genética e Doenças Complexas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard nos trazem um artigo muito interessante.
Os autores identificaram uma lipocina, um hormônio lipídico que liga o tecido adiposo ao metabolismo sistêmico. Através de análise quantitativa lipidômica e do estudo de camundongos deficiêntes nos tecidos adiposos dos carreadores lipídicos aP2 e mal1, eles exploraram como as alterações metabólicas no tecido adiposo poderiam estar correlacionadas com o metabolismo global através de sinalização lipídica.
Um aumento importante da "de novo lipogenese" fez com que a aumentasse resistência aos efeitos deletérios dos lipídios da dieta nestes animais. Eles também identificaram C16:1n7-palmitoleato como um hormônio derivado do tecido lipídico e que aumenta consideravelmente a ação da insulina nos músculos e suprime a hepatoesteatose.
A conclusão dos autores é que lipocinas como a C16:1n7-palmitoleato são capazes de agir em orgãos distantes e são reguladores da homeostase e do metabolismo sistêmico.

Assim sendo, gordinhos do mundo, saibamos que tem gente que trabalha por nós. Afinal, a obesidade, já se sabe, é correlata a outras doenças metabólicas sistêmicas como a síndrome da resistência insulínica.
Mas até lá, toca "magna' insalatta e balla' Tarantella"...

Para ler mais:

Cao H, Gerhold K, Mayers JR, Wiest MM, Watkins SM, Hotamisligil GS.Identification of a lipokine, a lipid hormone linking adipose tissue to systemic metabolism. Cell. 2008 Sep 19;134(6):933-44.


Ontem me escreveu a jornalista Juliana Ribeiro sobre cosméticos orgânicos.
Talvez mereça até um tópico a parte, mas já vou dizer que são pouquíssimos os verdadeiros cosméticos orgânicos. Isto se a pessoa for suficientemente exigente para considerar orgânico algo com os mesmos critérios da agricultura orgânica.
Saibam todos, no entanto que não existe legislação específica que regulamente este tópico junto ao MS. Basta que na formulação conste um único ativo orgânico em níveis de picograma que pode ser rotulado como tal. Digo ROTULADO, não certificado. Mesmo os certificados são contraditórios em certos aspectos, apesar de mais exigentes.
Se você quer um verdadeiro cosmético orgânico, faça em casa. Compre frutas como banana orgânica e faça uma máscara para rosto, abacate orgânico para cabelos, se forem muito secos, faça uma emulsão (maionese) de ovos orgânicos e óleo de oliva orgânico. Isso é orgânico de verdade. O resto tem muito de marketing e realmente pouco do que interessa na fórmula.
São excessões: óleos, manteigas e eventualmente colônias (se consideramos os óleos essenciais sem levar em conta seus solventes) que podem ser orgânicos de verdade.
Quem se contenta com menos vai achar uma quantidade crescente de produtos com este termo.
Ah, ser orgânico não é ser hipoalergênico, ou seja, pode induzir a sensiblização como qualquer outro produto convencional.
Portanto, olho aberto!

2 comentários:

VKIKUCHI disse...

Olá, bom dia!
Tenho um grande amigo com problemas gravíssimos com hepatoesteatose.
Por favor, pode me indicar onde posso ter maiores informações a respeito desse assunto?
Se você souber, pode me dizer se a obesidade mórbida é a única responsável por isso? Ou esse mal tb pode estar em pessoas com peso "normal"?
Sou Valério Kikuchi.
vkikuchi@gmail.com
São Paulo - SP.

Sandra Goraieb disse...

Olá, Valério!

A hepatoesteatose é a substituição de tecido funcional hepático por gordura no fígado.
A obesidade mórbida não é a única causa de esteatose, pessoas desnutridas podem sofrer deste distúrbio, assim como os diabéticos, doentes portadores de problemas metabólicos até mesmo congênitos. Assim sua pergunta sobre a questão de estar relacionada somente ao peso se responde com um não. Ela pode ocorrer mesmo em magros ou mesmo em crianças.
Pessoas que sofram de disturbios alimentares como anorexia, podem apresentar hepatoesteatose e serem muito magras. Outra causa de esteatose é a cirrose alcoólica, que nem sempre vem acompanhada de excesso de peso.

Os mecanismos pelos quais ela se desenvolve estão relacionados a uma grande quantidade de gordura sobrecarregando as células hepáticas, que se tornam incapazes de "dar conta" do trabalho, ou a uma baixa produção de lipoproteínas, em especial do tipo VLDL, que explica por exemplo o porque gente que tem desnutrição apresenta este tipo de problema.
Substâncias tóxicas também podem contribuir para este tipo de esteatose atuando no mecanismo de síntese protêica.
No caso dos alcoólatras, a via é basicamente a mesma, pois o etanol tem efeito tóxico direto sobre os hepatócitos (células hepáticas), o indivíduo é geralmente um desnutrido crônico e ainda sofre um distúrbio no ciclo de Krebs com um aumento da síntese de ácidos graxos, o que aumenta ainda a sobrecarga de trabalho das células do fígado já lesadas pelo segundo mecanismo.
Geralmente é um processo reversível, ou seja, se o indivíduo emagrece, ou interrompe a causa do processo o fígado se regenera na maioria dos casos.
A melhor indicação que eu possa fazer para o seu amigo é que ele procure um bom especialista. Se você está em São Paulo, existe o Instituto do Fígado da USP, que poderá indicar um bom profissional para avaliar a causa, diagnosticar qual a origem do problema e avaliar as reais necessidades dele do ponto de vista terapêutico.
Torço para que ele se recupere em breve e viva uma vida plena e feliz.
Abraços para os dois!