sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Florianópolis e a história da água com alumínio

Hoje na UOL leio uma notícia que me chama a atenção: "Ministério Público investiga excesso de alumínio na água consumida em Florianópolis", artigo de Luiz Nunes.
O caso é o seguinte: um condomínio de Floripa mandou analisar a água em um laboratório particular e encontrou 5 vezes mais do que o limite de alumínio determinado pela ANVISA no mês de Julho e nesta semana a água ainda se apresentava com valores de 0,5%, quando o limite é de 0,2%.
O caso foi parar na promotoria pública para averiguação pois a água foi coletada antes do condomínio o que faz supor que estava sendo distribuída a pelo menos uma parte da população da grande Florianópolis.
A empresa de distribuição e tratamento nega que os valores sejam os encontrados pelo laboratório contratado pelo condomínio e o único laboratório público capaz de realizar os exames está em reformas. As análises neste período foram realizadas dentro da própria empresa porém, segundo o artigo, com maior frequência.
Esperamos que os fatos sejam esclarecidos e que as responsabilidades sejam apuradas.

3 comentários:

Eliana disse...

Muito bom teu blog! Ainda não li tudo, só dei uma "escaneada" geral em alguns posts. Já linkei no meu, mas pretendo organizar uma parte sobre beleza cientificamente falando!

Eliana disse...

Esqueci de comentar, eu sou de Floripa e tem um outro caso parecido por lá, mas é de uma famosa confeitaria (chuvisco) que vendeu doces "impróprios para consumo humano" (não lembro se era coliformes fecais ou Salmonella) de acordo com o LACEN de cidade! Não duvido mesmo que essa do alumínio na água seja real...

Sandra Goraieb disse...

Eliana, obrigada pelo elogio. Seja bem-vinda! às vezes a gente se surpreende com as coisas que fica sabendo por aí, né? Me chateou, especialmente porque a-d-o-r-o Floripa, acho uma cidade linda, gente fantástica, tem um pouco do que era o Rio de Janeiro quando era vivível. Enquanto a gente não tem uma posição clara sobre os resultados a gente torce para que o problema esteja resolvido em caráter definitivo.
Apareça sempre e dê sua opinião. Vai ser legal!