sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Quem tem medo dos cabelos brancos?

Eu diria, muita gente. Mesmo! Imaginem que a própria fundadora do Body Shop, Anita Roddick, pioneira nos cosméticos ditos "naturais", não abria mão de tingir seus cabelos. Ela dizia que esta era a única concessão cosmética que se permitia fora de seus princípios.
Anita Roddick faleceu em 2007, mas se ainda estivesse viva, talvez ficasse interessada em uma notícia deste mês no British Journal of Dermatology. Pesquisadores das Universidades de Manchester e Luebeck apresentaram uma nova perspectiva para este problema muito diferente das paraenediaminas, chumbos e afins que envenenam as vítimas das tinturas em todos as latitudes.
Vamos começar do princípio da história: muitas doenças atingem de certo modo o cabelo, fazendo com que ele caia e quando renasça, seja apigmentado (branco). Para muitos pacientes o problema se torna tão grande quanto a própria perda inicial dos fios. O que dá cor à pele e aos cabelos é um peptídeo chamdo melanina (não confundir com melatonina, que é outra coisa). A melanina é estimulada por um grupo de hormônios proteicos, conhecidos como MSH, ou seja, hormônio estimulante dos melanócitos. Então, estes cientistas estudaram um peptídeo chamado KDPT e suas relações com o MSH. O KDPT pode ser produzido em laboratório de forma sintética. Dadas as similaridades eles supuseram que o KDPT poderia provocar a mesma estimulação como o MSH natural e devolver a cor natural do fio de cabelo antes da doença.
Então eles isolaram folículos capilares de 6 mulheres entre 46 e 65 anos e trataram com difrentes concentrações de KDPT. Em alguns grupos os folículos foram submetidos a um estímulo pró-inflamatório (expostos ao interferon tipo II- IFNy) que mimetizaria a inflamação presente em certas doenças auto-imunes e que causam a perda dos cabelos, como a alopécia aerata e o eflúvio telógeno (um afinamento e fragilização do fio pós esteresse).
O estudo encontrou um aumento significativo na quantidade de melanina no folículo quando foi administrado após um pré tratamento com o IFNy.
Parece que o estímulo pró-inflamatório é necessário para a pigmentação efetiva, pois esteve ausente no grupo ande este pré-requisito não existiu. Isto fez com eles supusessem que talvez possa haver um ainda desconhecido receptor que seriam ativados somente na presença de inflamação.
O coordenador da pesquisa, Dr Ralf Paus, da Universidade de Luebeck, afirma que os resultados abrem novas perspectivas para um agente inovador no campo da pigmentação capilar, em especial no que diz respeito a perda da pigmentação após doenças como a alopécia aerata.
É importante, no entanto, deixar claro que este tratamento ainda não está pronto para ser usado em pacientes e se restringe a uma fase muito inicial de testes de laboratório. Ainda não está claro se é possível com o tratamento fazer com que os cabelos retornem completamente a sua cor original, nem que este tratamento possa ser aplicado a todos os tipos de pessoas e situações, como por exemplo na pós-quimioterapia (por não ter sido testado no protocolo).
O artigo é parte das News & Communications do British Journal e a referência é:

K.C. Meyer,T. Brzoska , C. Abels and R. Paus
The a-melanocyte stimulating hormone-related tripeptide K(D)PT stimulates human hair follicle pigmentation in situ under proinflammatory conditions
British Journal of Dermatology - DOI 10.1111/j.1365-2133.2008.08872.x

Talvez no futuro possam abrir-se novas perspectivas e soluções para este problema.
Estaremos aguardando.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Sandra, seu blog é show!
Muito boa a postagem!
E como eu aprendo viu! hehe
Valeu as informações!
Tô me sentindo inteligente! hehe
Vou aprendendo... ainda falta... calma lá! rsss
Conforme der me passa nome de livro bom pra eu ler, pode ser? hihi
Quero entender melhor seu blog! rsss
bjin

Sandra Goraieb disse...

Fran, que é isso, menina! Quem disse que você não é inteligente? Olha só o seu blog!!! É cheio de coisas curiosas, legais. Além do mais, a gente vive a vida melhor se está aprendendo, hehehe.
Eu AMO ler. Quer ler um livro sobre o quê? Eu leio de tudo. Jornal, revista, romance, até dicionário, hahaha...
Eu acabei de ler um muito gostoso chamado "Raj" (Gita Mehta), é um romance que se passa na Índia. Conta a transformação daquele país desde os rajás até a sua independência. Você viu o filme Ghandi? É sobre aquele período. Não é uma biografia, a história é ficção, mas é gostoso de ler.
Li também "O Castelo Branco" de Ohran Pamuk, "Mundo sem fim" de Ken Follett (que é a sequência de "Os Pilares da Terra"), reli "O Falecido Mattia Pascal" de Pirandello, e dois livros de meu autor de policiais preferido Jeffery Deaver (um em italiano e outro numa edição de bolso brasileira - já leu algum dele?). Estou lendo atualmente "O Código da Vida" do Dr. Saulo Ramos, um romance sobre um caso jurídico verídico, mas na verdade um livro interessante sobre a história recente do Brasil.
Não tem nada a ver com o blog, mas tem a ver com a vida,né?
Teve um livro de Nanotecnologia no meio, e um monte de artigos técnicos, que não acredito seja o que você queira ler.
Um livro que você iria gostar se chama "O Futuro Roubado", ou "Our Stolen Future". Tem em português pela L&PM ou facinho na Amazon em inglês. A autora é a Dr.a Theo Colburn. Muito interessante e educativo para quem curte estes assuntos da interferência endócrina. Me manda teu endereço por e-mail, eu mando para você. Bjs

Fabián disse...

Cabelos brancos acho que devem ser uma preocupação de 9,5 entre dez mulheres... terrível! Eu sofro porque tenho já vááários deles que saem sempre no mesmo lugar (bem à frente, indisfarçáveis!) mesmo tendo só 24 anos... aí, só tinta resolve, não adianta, acabamos envenenando por não ter opção. Uff!
Adoro seu blog, sempre cheio de temas para pensar!

Sandra Goraieb disse...

É verdade o que você disse. A maioria das pessoas tem verdadeiro horror dos cabelos brancos. E é também verdade a parte dos venenos, pois tinturas estão entre os cosméticos mais tóxicos.
Cada vez que vejo algum progresso neste sentido fico bem feliz. :)