sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Filhos das estrelas




Confesso que ontem me passou desapercebido. Recebi o Science Express e nem li, de tão cansada. Hoje fiz o giro dos meus blogs preferidos e vi no do Osame Kinouche (http://www.comciencias.blogspot.com/) o comentário sobre a primeira imagem de um sistema planetário fora do sistema solar. Fui dar uma conferida e trago aqui para vocês.
As fotos foram feitas com o telescópio espacial Hubble através dos pesquisadores Paul Kalas e sua equipe da Universidade da California em Berkeley. As fotos, históricas por seu ineditismo, consentem uma observação direta dos astros, indo além dos modelos matemáticos aplicados até hoje.
Até agora, cerca de 200 planetas extrasolares haviam sido individualizados, mas nunca haviam sido vistos. Para isto se usava técnicas indiretas, cálculos de influências gravitacionais do planeta sobre sua estrêla-mãe.
As imagens têm uma importância histórica.
As imagens publicadas na Science Express são de 4 planetas parecidos com os gigantes gasosos, Jupiter, Saturno e Netuno, apesar de maiores. O mais próximo deles está a somente 25 anos-luz da Terra. Pertinho para um conceito universal. Se chama Formalhaut b e gira ao redor da estrela Formalhaut, a mais brilhante na constelação do Peixe Austral e formada a cerca 200 milhões de anos, muito jovem se comparada ao Sol. Formalhaut b teria uma massa entre 0,3 3 2 massas de Jupiter e orbitaria a uma distância da estrela mãe de cerca quatro vezes a que separa Netuno do Sol. Formalhaut b é uma boa idéia de como foram Saturno e Jupiter na sua "juventude". No espaço entre os planetas fotografados e a estrela poderiam existir planetas que contenham água e potencialmente habitáveis. Mas para conseguir fotografá-los seria necessário um telescópio mais potente, o James Webb, disse o Dr. Kalas.
Os outros 3 planetas estão em uma família planetária a 130 anos luz, muito mais distantes e foram fotografados pelos telescópios Keck e Gemini Norte, no Hawaii, por um grupo coordenado pelo Conselho de Pesquisas canadense, pelos Laboratórios Nacionais de Lawrence Livermore e pela Universidade de Berkeley. A estrela deste sistema planetário é muito jovem e está na constelação de Pégaso e é visível a olho nú. A conformação e as características deste sistema confirmariam, segundo os pesquisadores, os modelos onde a formação dos planetas é devida a somatória das partículas do disco de pó e gas que circunda as estrelas jovens.

Nós somos filhos das estrelas...
Legal, né?
Quer saber mais?

Isis Diniz,
Portal G1: Cientistas ‘fotografam’ exoplanetas orbitando uma estrela pela primeira vez
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL860104-5603,00-CIENTISTAS+FOTOGRAFAM+EXOPLANETAS+ORBITANDO+UMA+ESTRELA+PELA+PRIMEIRA+VEZ.html

Osame Kinuche
SEMCIÊNCIA
http://www.comciencias.blogspot.com

Science Express:
Kalas P et alli
http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/1166609

E hoje é o Dia Internacinal da Diabetes. Doença insidiosa, debilitante, grave. Muitas pessoas não tem esta impressão e isto precisa mudar. Diabetes é coisa séria e precisa de atenção e cuidados.
No site da Sociedade Brasileira de Diabetes tem um monte de informações.
Percam um tempinho e vão dar uma olhada:
SBD
http://www.diabetes.org.br/

Pode salvar vidas.

Nenhum comentário: