segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O álcool nosso de cada dia...

Hoje trago para vocês o resumo do artigo do Dr. Dirk W Lachenmeyer sobre a segurança do uso do etanol em aplicações tópicas. O autor é químico alimentar e toxicologista, professor e pesquisador em Karlsruhe, Baden Wurttenberg, Alemanha.

O etanol é largamente usado em vários tipos de produtos com exposição direta da pele humana. Está presente em desinfetantes, em cosméticos (colutórios, laquês,...) em fórmulas farmacêuticas e produtos de limpeza.
Na literatura médica a segurança deste ingrediente tão comum é bastante controversa. O seu uso em preparações orais e produtos que vão em direto contato com a pele e mucosas não foi claramente estabelecida.
A primeira preocupação com o uso tópico do etanol em saúde pública são seus efeitos carcinógenos, uma vez que foi claramente determinado seu papel como agente carcinógeno quando ingerido oralmente na forma de bebidas alcoolicas. Mas até o momento existe uma falta de estudos que esclareçam a associação do uso de álcool tópico e tumores de pele. Existe alguma evidência, ainda que limitada e conflitante na associação entre o álcool presente em enxaguadores bucais e câncer oral. Alguns estudos apontaram para um aumento do risco de câncer da mucosa oral devido a produção de acetaldeído, similar ao mecanismo carcinogênico da ingestão de bebidas.
Além disso o álcool aplicado tópicamente age como uma potencializador de penetração podendo facilitar a absorção de xenobióticos (contaminantes carcinógenos em formulações cosméticas).
O uso de etanol está associado a fenômenos irritativos e dermatites de contato em especial nos indivíduos que sofram de deficiência na enzima aldeído desidrogenase. Quando utilizado frequentemente sobre a pele é possível detectar níveis plasmáticos baixos de etanol e de acetaldeído, mas obviamente abaixo de níveis para toxicidade aguda. Em crianças, no entanto, especialmente se houver laceração cutânea, a toxicidade aguda pode ocorrer por via percutânea.
O autor sugere que muitos estudos patrocinados pela indústria possam ter desvios em seus resultados e a pequena quantidade de estudos independentes possam ser um bom motivo para que a toxicidade tópica do etanol seja revista e estudada, principalmente no que concerne a toxicidade crônica (seja do etanol que do acetaldeído) em especial na população pediátrica e indivíduos mais susceptíveis (como os deficientes enzimáticos do metabolismo do etanol).

Lachenmeier DW.
Safety evaluation of topical applications of ethanol on the skin and inside the oral cavity.
J Occup Med Toxicol. 2008 Nov 13;3(1):26.

Food Chem Toxicol. 2008 Aug;46(8):2903-11. Epub 2008 Jun 6. Links
The role of acetaldehyde outside ethanol metabolism in the carcinogenicity of alcoholic beverages: evidence from a large chemical survey.Lachenmeier DW, Sohnius EM.

Nenhum comentário: