terça-feira, 18 de novembro de 2008

Vem aí: EUROPEANA e também a vacina contra o câncer de pele de células escamosas

Gente, desde pequena sempre fui fascinada por livros. Para mim, casa é o lugar onde meus livros estão. Onde vivi, em tantos lugares diferentes, tinha sempre uma quantidade de livros muito maior do que o espaço disponível. Mesmo em épocas menos generosas, me divertia indo aos sebos e passando horas fuçando em pilhas e pilhas de preciosidades, tentando imaginar quem teria feito as dedicatórias que às vezes se viam, pensando na história daquelas pessoas e das páginas que lhes fizeram companhia por algum tempo.
Um livro é muito mais do que um simples objeto. Tem vida própria. É como uma porta que você abre para outros tempos, outros lugares, outras gentes. Às vezes é como olhar pela fechadura para um universo fascinante e inatingível.
Muitas vezes me senti adiando o final de uma boa narrativa, quase de luto pela separação dos personagens, que iriam embora com a última página.
Bem, tudo isso é só para dizer que vem aí a biblioteca européia, Europeana, um projeto magníficamente ambicioso, que vai colocar on line e gratuitamente 10 milhões de obras literárias até 2010. Para quem gosta de ler, é um prato cheio!
Começa na 5° feira com 2 milhões de títulos digitalizados, disponíveis no site: http://dev.europeana.eu/, entre eles a Divina Comédia, os manuscritos de Beethoven, Mozart e Chopin, a Carta Magna inglesa, os quadros de Vermeer, e até imagens da queda do muro de Berlim.
Mais uma oportunidade de trazer para mais perto um pedaço do mundo através do que ele pode oferecer de melhor: a cultura.

O outro assunto é menos poético e mais prático. Em Sidney, o Dr. Ian Fraser, o mesmo da vacina contra o câncer de colo, anuncia o início da experimentação humana de uma vacina contra um tipo de câncer de pele. A vacina se destina aos carcinomas de células escamosas e é ineficaz contra os melanomas. mesmo que a vacina seja eficaz, ainda serão necessários alguns anos. O projeto se iniciou em 1985, imaginem!
Apesar da boa notícia, a vacina não substitui as medidas PREVENTIVAS como evitar o sol nas horas de maior radiação, usar bloqueadores solares e sabiamente ficar na sombrinha.

Nenhum comentário: