quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Esclerose Lateral Amiotrófica, uma nova perspectiva?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA, é uma doença neurodegenerativa que provoca grande sofrimento ao paciente e a quem o trata diretamente.
Até agora se supunha que a causa principal da ELA fosse um defeito dos motoneurônios, que controlam o movimento, mas um estudo italiano do grupo do Dr. Antonio Musarò, da Università degli Studi di Roma, La Sapienza, publicado na revista Cell Metabolism, sugere que a verdadeira origem da doença estaria nos músculos. Os autores observaram uma direta ligação entre a sintomatologia e uma progressiva atrofia muscular, sem degeneração dos motoneurônios.
O músculo esquelético seria um alvo primário dos efeitos tóxicos da mutação da SOD1 (superoxidodismutase1), que é um potente antioxidante que protegeria a célula dos efeitos tóxicos dos radicais livres, independentemente dos motoneurônios. E assim a ELA seria uma doença multisistêmica e isto explicaria os escarsos resultados obtidos com as terapias convencionais que são miradas especificamente aos neurônios.
O estudo foi conduzido no Institudo de Histologia e Embriologia da Universidade de Roma com ratos transgênicos e pode abrir novas perspectivas terapêuticas para a abordagem desta patologia. A perspectiva futura, diz o Dr. Musarò, é a de monitorização do quadro patológico muscular e instituição de uma abordagem farmacológica ou uma terapia gênica ou com células tronco.
A frequência desta patologia nos jogadores de futebol vem aumentando muito nos últimos anos e é muito maior que o da população geral e poderia levar a hipotisar uma relação entre traumatismos múltiplos e lesões frequentes neste grupo e a etiologia da doença (embora esta relação ainda não esteja definida científicamente).
Fica a esperança...

Para saber mais:

Cell Metabolism (o artigo deveria ser grátis mas uma página envia a outra a pagamento, vejam que a propaganda enganosa existe em todas as latitudes... :P)
http://www.cell.com/cell-metabolism/home

Dobrowolny G, Aucello M, Rizzuto E, Beccafico S, Mammucari C, Bonconpagni S,Belia S, Wannenes F, Nicoletti C, Del Prete Z, Rosenthal N, Molinaro M, Protasi F, Fanò G, Sandri M, Musarò A.
Skeletal Muscle Is a Primary Target of SOD1G93A-Mediated Toxicity
Cell Metabolism, Volume 8, Issue 5, 5 November 2008, Pages 425-436

O site é do laboratório, mas é rico de informações: http://www.tudosobreela.com.br/home/index.asp

Nenhum comentário: