quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SIN list 1 e REACH, está chegando a hora da troca!

Há algum tempo na Europa iniciou-se uma pequena revolução através de um protocolo chamado REACH. Ele quer dizer registro, avaliação (evaluation), autorização e restrição de substâncias químicas (chemicals) dentro da União Européia.
E desde sua proposta e colocação em prática muitas coisas vêm mudando por lá.
A novidade de hoje diz respeito a proposição da primeira lista de susbtituição, a SIN list(Substitute It Now!), onde são assinaladas as substâncias de maior risco e sua necessidade de substituição imediata dadas as características danosas destas moléculas para as espécies, inclusive a humana. Esta lista foi proposta por uma série de entidades comprometidas com o ambiente, ou seja:

European Environmental Bureau (EEB)
WWF European Policy Office
Friends of the Earth Europe (FoEE)
Greenpeace European Unit
Instituto Sindical de Trabajo Ambiente y Salud (ISTAS)
The European Consumers’ Organisation (BEUC)
Women in Europe for a Common Future (WECF)
The Center for International Environmental Law (CIEL)
The Health and Environment Alliance (HEAL)

O objetivo é fazer com que o protocolo REACH seja realmente aplicado e que as suas decisões tenham prioridade de implantação na UE.
Como copiamos alegremente muito do que vem de fora, talvez esta seja uma sugestão interessante para o Ministério do Ambiente.
Quem quiser descarregar a lista com os agentes mais danosos do planeta é só ir no site do SIN (http://www.sinlist.org/).

Quer ler mais? Vá ao site do WWF-DETOX, tem muito material lá. (http://www.panda.org/about_wwf/where_we_work/europe/what_we_do/wwf_europe_environment/initiatives/chemicals/index.cfm)

Quer saber mais sobre o REACH? Vá ao site governamental: http://ec.europa.eu/environment/chemicals/reach/reach_intro.htm

É gente, está chegando a hora de trocar.

Nenhum comentário: