quarta-feira, 28 de maio de 2008

o gostinho de manteiga da sua pipoca...

Hoje vamos falar de pipoca. Pipoca tem cara de inverno, de festa junina... Pipoca é legal, gostosa, tem cara de infância (mas nunca deve ser dada a crianças pequenas por causa do risco de sufocamento). Pipoca é a alegria com fibra.
Mas tem graça falar de pipoca sem aquele cheirinho de manteiga derretida? Bem, não sou só eu e a torcida inteira do Flamengo que achamos que a manteiga e a pipoca são um casamento perfeito. É igual macarrão com queijo e namoro com beijo. Parece que a coisa é tão significativa que as empresas fabricantes de pipocas para microondas disponibilizam o produto com sabor de manteiga. Mas porque a pipoca de microondas? Porque eu já percebi que a molecada não sabe mais fazer pipoca na panela. Se não for aquela de saquinho, "tá ferrado"! É uma constatação que beira a tristeza pois as pipocas de microondas são cheias de gorduras trans. E no fim das contas o velho colesterol da manteiga fica parecendo uma gracinha em comparação.
Porém o motivo deste post não é sobre as gorduras trans. Muita gente já debulhou todo o milho deste assunto. A questão que trago hoje é a dos flavors.
Flavor é aquela coisinha que a gente põe em um alimento para dar gosto. Flavors são chamados aromatizantes. Isto acontece porque o gosto é em quase sua totalidade cheiro.
E o que acontece quando o flavor causa bronquiolite obliterante irreversível? Pois é isto que acontece com os trabalhadores da indústria das pipocas de microondas, em especial naqueles expostos a diacetil, o "cheirinho de manteiga" da sua pipoquinha. Mas não só gostinho e cheirinho de manteiga como também o de cereja, de praline, amêndoa, laranja e até jalapeno.
Por enquanto, o risco não diz respeito aos consumidores, segundo o FDA e um artigo publicado pelo CDC ¹.
Tomara. Mesmo assim já merece reflexão.

1) Fixed obstructive lung disease among workers in the flavor-manufacturing industry--California, 2004-2007. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2007 Apr 27;56(16):389-93.

Nenhum comentário: