quarta-feira, 14 de maio de 2008

Benefícios do aleitamento materno

Os benefícios do aleitamento materno superam muitas vezes o que se é esperado se se olha do ponto de vista meramente nutricional. Cada vez mais se reconhece a importância do leite humano para os bebês por suas propriedades imunitárias. Apesar da contaminação química também presente, é ainda a mais importante e a melhor fonte de nutrientes e de defesa para o bebê.Recentemente tem-se observado que os benefícios não se restringem somente ao bebê, mas se extendem à mãe. Uma maior proteção contra tumores de mama já foi bem estabelecida naquelas que aleitam por mais de 6 meses, mas poucas pessoas sabem de mais um benefício do aleitamento: a proteção contra artrite. Revisando a literatura encontrei um grupo da Universidade de Harvard que afirma que 12 meses de aleitamento diminuem o risco de artrite reumatoide (Karlson EW, Mandl LA, Hankinson SE, Grodstein F. Do breast-feeding and other reproductive factors influence future risk of rheumatoid arthritis? Results from the Nurses’ Health Study.Arthritis Rheum. 2004 Nov;50(11):3458-67.). Existe também mais um artigo recente da Universidade de Oslo que reafirma o já dito além da proteção contra cancer de ovário e diabetes do tipo II (Løland BF, Baerug AB, Nylander G. [Human milk, immune responses and health effects]Tidsskr Nor Laegeforen. 2007 Sep 20;127(18):2395-8.), isto sem deixar de mencionar o arrtigo de revisão de Rea no Jornal de Pediatria do Rio de Janeiro em 2004.

O artigo abaixo é do Jornal da Tarde e foi publicado no site de Saúde da uol:

Aleitamento reduz risco de artrite na mãe, indica estudoSão Paulo - Um estudo de especialistas da Universidade de Malmo, na Suécia, sugere que mulheres que amamentam por mais de um ano têm reduzidas pela metade as chances de desenvolver artrite reumatóide. Na pesquisa, os cientistas compararam 136 mulheres com artrite com 544 sem o problema.
Eles perceberam que as que haviam amamentado por 13 meses ou mais tinham metade das chances de desenvolver a doença em relação às que nunca haviam praticado o aleitamento materno. As mulheres que haviam amamentado durante um ano tiveram 25% menos riscos de desenvolver artrite, acrescentaram os especialistas. A artrite é doença auto-imune que ocorre quando o corpo ataca as articulações, confundindo-as com corpos estranhos. O problema afeta mais mulheres do que homens.
Segundo os cientistas, a amamentação libera grande quantidade do hormônio oxitocina, que pode reduzir os níveis de estresse, controlar a pressão sanguínea e proporcionar sensações de bem-estar. Os pesquisadores afirmam que estudos anteriores mostraram que as mulheres têm mais chances de desenvolver artrite logo após dar à luz e, diante dos últimos resultados, acreditam que os riscos são reduzidos com a prática da amamentação e o passar do tempo.
Os cientistas não souberam, no entanto, apontar as razões para essas conclusões. “Uma explicação poderia ser de que as mulheres que amamentam levam vidas mais saudáveis. Mas ainda não sabemos com certeza os mecanismos que explicam os benefícios da amamentação a longo prazo contra a artrite”, disseram os especialistas. As informações são do Jornal da Tarde

Nenhum comentário: