Na etimologia médica o termo "influenza", originario do italiano (do latim influentia), designava originalmente (no sec. XVIII) um estado patológico que associava distúrbios físicos a eventos astrológicos, como bem descrito no blog História da Medicina do Dr. Elvio Tuoto.
Com o tempo e a descoberta do agente etiológico, o vírus passou a ser denominado "influenza" e a influenza passou a se chamar popularmente "gripe".
Porém o curioso é que de fato existe uma entidade clínica cujas manifestações estão ligadas a mudanças climáticas. Esta patologia se denomina meteoropatia.
Não, meteoropatia não são as lesões provocadas pela queda de um meteoro na cabeça de ninguém, embora quem a sofra sinta um profundo desconforto.
Esta patologia ocorre em indivíduos predispostos que manifestam os sintomas geralmente pouco antes da mudança climática, apresentando uma fase aguda durante o evento seguido da atenuação e desaparecimento dos sintomas coincidente com o fim do evento climático.
Os sintomas variam de indivíduo para indivíduo e incluem irritabilidade, nervosismo, insonia, desânimo, cansaço e apatia com sintomas depressivos na fase aguda, digamos, uma quase TPM climática. Geralmente ocorrem ligados à baixa pressão atmosférica com fenômenos ventosos, chuvosos e temporalescos.
Alguns indivíduos, já portadores de doenças crônicas podem ter piora em seus quadros clínicos sazonais, como no início da primavera, causando agravamento em quadros como hemicranias, asma, artrose, reumatismos, alergias, dispepsia, uro ou nefrolitíase e colelitíase e neste caso se configura a meteoropatia secundária.
A causa provável da meteoropatia está relacionada a neuroregulação da adenohipófise e ao stress adaptativo.
Existe um teste diagnóstico (Gualtierotti-Tromp) para determinar se o indivíduo é meteoropático, não invasivo, que acessa basicamente a capacidade de termoregulação, que nos indivíduos sensíveis é menos eficaz.
Eu descobri ser meteoropática há alguns anos por conta do Scirocco, vento que sopra do Norte da Africa em direção à Italia e traz nuvens de areia do deserto.
Considerando as mudanças climáticas em curso no planeta, talvez valha a pena estarmos cientes desta "influenza" também.
Para saber mais sobre meteoropatia(site em italiano): http://www.naturmed.unimi.it/meteolab_biometcl.html
Para ler sobre história da Medicina:
http://historyofmedicine.blogspot.com/2009/08/origem-dos-termos-influenza-e-gripe.html
Foto: Scirocco, Sirenetta (sirenetta.splinder.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário