quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fumo na gravidez, angiotensina e rins

O fumo de cigarros durante a gravidez é causa de diminuição do crescimento fetal e alterações de desenvolvimento nos órgãos na vida pós-natal. Um grupo de cientistas em colaboração dos Centros de Biologia Perinatal de Loma Linda, na Califórnia e da Soochow University School of Medicine em Suzhou, China estudaram os efeitos da administração materna de nicotina na formação dos rins em ratos através da expressão de receptores da angiotensina II em RNAm e do nível de proteínas além do peso renal durante o período pós-natal.
A Nicotina foi administrada por via subcutânea durante a gestação e por mais 10 dias após o parto. Os rins foram estudados em ambos os sexos dos filhotes no 14º e 30º dias e também no 5ºmês de vida. As ratas que durante a gestação receberam nicotina tiveram filhotes com um nível reduzido de receptores RNAm renais AT2 (AT2 R) e abundância de proteína em ambos os sexos e em todos os períodos examinados. O peso renal também apresentou-se diminuído e a relação AT1R/AT2R foi significativamente maior.
Em base a estes achados os autores afirmam que o desenvolvimento dos receptores de angiotensina II renais podem ser modificados pela exposição perinatal à nicotina e estas modificações podem persistir a longo prazo.

Tradução: O fumo na gravidez provoca danos a longo prazo aos rins dos fetos!

Para saber mais:
Caiping M, Jiawei W, Daliao X, Juanxiu L, Yang D, Zhice X and Lubo Z.
The effect of fetal and neonatal nicotine exposure on renal development of AT1 and AT2 receptors
Reproductive Toxicology Volume 27, Issue 2, April 2009, Pages 149-154

Nenhum comentário: