quinta-feira, 21 de maio de 2009

Câncer de mama na infância: raro mas possível.

Hoje na Folha on line, uma reportagem de Claudia Colucci sobre a incidência de tumores de mamana infância e adolescência chama a atenção (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2105200901.htm).
A testada diz:

"Câncer de mama aos dez anos surpreende médicos
Menina americana passou por mastectomia; caso é muito raro, dizem médicos.

Entre adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos, o Hospital Pérola Byington tem registrado dois casos de tumor mamário por ano."

A mesma notícia é disponível no site da BBC-Brasil:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090520_meninacancermama_ba.shtml

De fato, uma notícia deste gênero a alguns anos seria impensável. Cânceres de mama eram patologias ligadas a mulheres acima de 40 anos.
No caso de Hannah, a causa ainda não foi claramente identificada pois a menina não possui histórico familiar de câncer de mama.

Sem alarmes inúteis, o importante é estarmos atentos como médicos e como pais a estas ocorrências e incluirmos a possibilidade entre os diagnósticos diferenciais diante de um nódulo ou secreção anormal e procurarmos a abordagem mais correta e mais precoce possível. Importante também é ter claro que cânceres de mama ocorrem também no sexo masculino.

No mínimo nos faz pensar nas inúmeras exposições desnecessárias a agentes interferentes hormonais aos quais nossos filhos estão sujeitos todos os dias.

Para saber mais:

American Pediatric Surgical Association: http://www.eapsa.org/parents/resources/breast_disorders.cfm

Sociedade Brasileira de Mastologia:
http://www.sbmastologia.com.br/#
http://www.sbmastologia.com.br/espaco_para_o_publico/formacao_do_cancer.html
Os pais de Hannah possuem um site onde contam sua experiência e a luta de sua filha contra a doença: http://www.ourlittlesweetpea.com/

Um comentário:

thais disse...

nossa, essa me arrepiou.

beijo