terça-feira, 12 de maio de 2009

Todas as vias levam a dano (parte2).

Um grupo de pesquisadores do Laboratoire de Pharmacologie et Toxicologie, Institut National de la Recherche Agronomique, de Toulouse, França, publicou (atualmente na versão on-line) um trabalho na Biochemical Pharmacology sobre as vias de ação acessórias do Dietilhexilftalato (DEHP).
Já falamos várias vezes aqui sobre o mecanismo que ativa os PPAR alfa (receptor ativado da proliferação dos peroxissomas) no fígado e a regulação genética dos genes ligados a eles. Porém os autores, como em outros laboratórios, em base a muitos experimentos in vitro, desconfiavam de vias acessórias adicionais. Inclusive já havíamos trazido um outro artigo do mesmo grupo no post “Todas as vias levam ao dano”.
Em complementação ao artigo anterior, os autores observaram o comprometimento do Receptor Costitutivo da Androstana (CAR) através do desenvolvimento de uma linha de células hepáticas originais para a observação deste efeito.
Através de um inibidor farmacológico ou um short hairpin RNA (shRNA) (silenciador da expressão genética através da interferência de um RNA) os autores estabeleceram que o CAR é necessário para o efeito do DEHP no citocromo P450 (família 2, subfamília b, polipeptídeo 10: Cyp2b10), um gene alvo reconhecido para o CAR.
Além disso, o DEHP induziu de modo dose-dependente o citocromo (Cyp2b6) em culturas primárias de hepatócitos humanos. Este achado demonstra que o CAR representa um regulador transcripcional sensível aos ftalatos.
Os autores concluem que a via CAR mediada confere uma nova perspectiva para a toxicidade dos ftalatos incluindo a interferência endócrina, a hepatocarcinogenese e a síndrome metabólica a eles associados.

Para saber mais:
Eveillard A, Mselli-Lakhal L, Mogha A, Lasserre F, Polizzi A, Pascussi JM, Guillou H, Martin PG, Pineau T.
Di-(2-ethylhexyl)-phthalate (DEHP) activates the constitutive androstane receptor (CAR): A novel signalling pathway sensitive to phthalates.
Biochem Pharmacol. 2009 Jun 1;77(11):1735-46. Epub 2009 Mar 11

Nenhum comentário: