terça-feira, 19 de maio de 2009

Kisspeptina, interferentes hormonais e puberdade

Do Departmento de Biologia, da North Carolina State University, em Raleigh um artigo instigante nos fala sobre os efeitos dos interferentes hormonais em neurônios produtores de kisspeptina.
Os autores no estudo afirmam que tem-se observado um aumento nas evidências que neurônios produtores de kisspeptina (KISS) possuem um papel importante na menarca, puberdade e na ovulação e que agentes com atividade hormonal podem causar alterações nesta sinalização e consequentemente influir na maturação e função reprodutiva.
O mesmo grupo, em estudo anterior já demonstrou que a exposição neonatal a fitoestrógenos diminui a densidade de KISS nas fibras no hipotálamo anterior de ratos fêmea, um efeito associado ao estrus persistente precoce e uma alteração na ativação dos neurônios produtores de hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).
O estudo atual tinha como objetivo determiner se um agonista seletivo do recetor estrogênico alfa (ERalfa), PPT (propil pirazoltriol) ou Bisfenol A (BPA) poderia ter efeitos similares no conteúdo hipotalâmico de KISS em ratas fêmea, e verificar se em ratos machos, a densidade de fibras também era sensível aos efeitos dos interferentes.
Inicialmente foram observados os efeitos da exposição neonatal ao PPT, uma baixa dose de BPA (50mg/kg) na imunoreatividade nos núcleos arqueado (ARC) e periventricular anterior ventral (AVPV) de ratas adultas, usando estradiol benzoato (EB) e óleo de gergelim como controles. A imunoreatividade de KISS do núcleo paraventricular anterior ventral (AVPV KISS-ir)após ovariectomia e priming hormonal foi significativamente menor nos grupos controle (EB) e no grupo usando PPB, mas não no grupo exposto a BPA.
Os níveis de ARC KISS-ir foram significativamente menores no grupo controle e no grupo recebendo alta dose de BPA e observou-se uma tendência não significativa para diminuição do KISS-ir no grupo do PPB.
Em seguida, os autores examinaram os efeitos sobre a população neonatal de baixas doses de BPA (50 microg/kg bw) e de genisteína (GEN), fitoestrógeno presente na soja, e equol (EQ), uma isoflavona derivada da daidzeína sobre o KISS-ir nos AVPV e ARC de ratos machos adultos, usando ratas ovariectomizadas como controle. Nenhum dos compostos afetou a KISS-ir no hipotálamo dos machos.
Os resultados sugerem que a organização das fibras KISS hipotalâmicas pode ser vulnerável a exposição a agents interferentes e que as fêmeas são mais sensíveis que os machos.
Embora ainda muitos estudos devam ser realizados, é plausível supor que agentes ambientais possam interferir com o início da menarca e com a sinalização do LH e FSH.

Para saber mais:
Patisaul HB, Todd KL, Mickens JA, Adewale HB.
Impact of neonatal exposure to the ERalpha agonist PPT, bisphenol-A or phytoestrogens on hypothalamic kisspeptin fiber density in male and female rats.
Neurotoxicology. 2009 May;30(3):350-7.

Nenhum comentário: