domingo, 13 de abril de 2008

Overdose de tributação.

Estou perplexa com o sitema de substituição tributária instituido no estado de São Paulo para as micro e pequenas empresas no Simples Nacional. Acho que quem fez a lei estava um pouco confuso ou só conhece multinacionais e empresas de grande porte.
O que acontece é que quanto MENOR a empresa, mais taxas ela vai ter que pagar. Vocês já viram este filme? Pois é. Só que desta vez é em franca contradição com as normas do próprio sistema Simples, que deveria facilitar a vida de quem é pequeno, dar uma oportunidade para a empresa e o país crescer, viabilizar novos negócios e uma atitude produtiva. O mecanismo que poderia até ser interessante se aplicado a uma grande, é cruel e cria um vício imenso quando é aplicado aos menores, sobretaxando as empresas pequenas e descapitalizando de tal forma com valores que elas nem chegam a ver.
Sabe o que vai acontecer? As pessoas vão quebrar, ou vão mudar de estado, de país, de planeta. Vão desistir de produzir. Ou ainda, como alternativa, vão aumentar os preços a valores surreais, para que possam ganhar alguma coisa pelo trabalho que fazem.
Sabe quem perde? Você, eu, nós, consumidores. Perde-se em inovação, criatividade, qualidade, concorrência, emprego, dinheiro na economia. Nós perdemos sempre. E nem mesmo o estado ganha, porque empobrece.
Nada contra a correta taxação, mas seria interessante que esta lei da substituição fosse repensada no que diz respeito aos pequenos no Simples.
Senhores governantes, esta sobretaxa não vai evitar o que os senhores desejavam, que é a sonegação. Ao contrário, só vai empurrar pessoas honestas e trabalhadoras no caminho de um falimento seguro.

Se vocês trabalhassem na minha empresa, eu os demitiria por justa causa!

Nenhum comentário: