terça-feira, 1 de abril de 2008

Epigenômica e outros palavrões

Epigenômica é uma modificação da expressão do gene por meios diversos do dano direto ao DNA, basicamente na transcrição/translação DNA/RNA e envolvendo reações de metilação e modificação das histonas. Achou esquisito? Bom, para fazer a coisa mais simples é um modo de mudar certas características no indivíduo por interferência nas normais formas de manifestação genética.

E o que isto tem a ver com este blog? Bem, o ambiente, a dieta e outros fatores podem causar efeitos epigenômicos.
Um elegante artigo da Dr.a Dana Dolinoy da Universidade de Duke, introduz bastante bem o assunto ( Dolinoy DC, Jirtle RL. Environmental epigenomics in human health and disease.Environ Mol Mutagen. 2008 Jan;49(1):4-8.).

Para quem quiser ler um outro artigo inteiro da autora (grátis), a referência e o link são os seguintes: Dolinoy DC, Huang D, Jirtle RL. Maternal nutrient supplementation counteracts bisphenol A-induced DNA hypomethylation in early development.Proc Natl Acad Sci U S A. 2007 Aug 7;104(32):13056-61.
(http://www.pubmedcentral.nih.gov/picrender.fcgi?artid=1941790&blobtype=pdf)

Neste último, os autores descrevem as ações epigenéticas do Bisfenol A (um nosso velho desafeto) e como seus efeitos podem ser contrabalançados por doadores de metil na dieta das gestantes.

Menos mal! E dá-lhe ácido fólico!

Nenhum comentário: