sexta-feira, 29 de maio de 2009

BPA, uma revisão crítica

Recomendo hoje a leitura do artigo de Patrícia Hunt e colaboradores, da Washington State University, publicado na Biology of Reprodution. O artigo tem livre acesso (grátis) e aborda de modo bastante abrangente e didático aspectos das aparentes "controvérsias" nos resultados de pesquisas reguardantes ao Bisfenol A. Abaixo reproduzo a conclusão:

"...The BPA saga provides a tutorial on how one of the world’s strongest regulatory agencies, the U.S. Food and Drug Administration works or possibly- in the case of endocrine disrupting chemicals – fails to work to protect the public. For example, although chemicals such as BPA are used in food packaging, they are not subject to the same federal regulations as chemicals that are added to our food. Further, while it has long been recognized that current testing paradigms do not work for EDCs, new testing guidelines still are not available.
Scientists, by the nature of our work, are apolitical. Two decades ago most reproductive biologists were skeptical about reports that sperm counts were dropping, infertility was on the rise, and that the incidence of breast, prostate, and other cancers was increasing. Today, far fewer of us dispute these statements, and many have become convinced that environmental exposures – and specifically exposures in utero – contribute to the changes that have occurred in the span of 1-2 human generations. A growing number of us have also become convinced that speaking to the press and the general public about our findings and our concerns should be a clear part of the job description of the next generation of reproductive biologists. The BPA experience has taught us the value of communicating complex scientific findings to the public in terms they can understand, and of sending clear messages about the potential impact of our findings to government decision makers. By refining our communication skills, we can be powerful spokesmen for better test systems and thereby assist government regulators in insuring the preservation of our reproductive health."


Para saber mais:
Hunt PA, Susiarjo M, Rubio C, Hassold TJ.
The Bisphenol A Experience: A Primer for the Analysis of Environmental Effects on Mammalian Reproduction.
Biol Reprod. 2009 May 20.

http://www.biolreprod.org/cgi/rapidpdf/biolreprod.109.077008v1

terça-feira, 26 de maio de 2009

Aung San Suu Kyi

É uma mulher, priva de sua liberdade, em Myanmar.
É uma lider política, da oposição.
Está presa por ser uma ameaça ao governo.
A sua saúde está muito fragilizada e quem a vê dificilmente acredita nesta "periculosidade".
Mas Aun San Suu Kyi ganhou o Nobel da Paz em 1991. Não é uma qualquer. Queria seu país livre. Seu pai, Aung San, morreu assassinado e foi um herói da independência da Birmânia. Ela é um símbolo, um ícone, um exemplo e um incômodo.
E por isso passou dos últimos 19 anos de sua vida ela passou 13 em prisão domiciliar. Sua prisão deveria acabar amanhã, mas não vai mais.
Agora foi transferida de sua casa para Insein, prisão de segurança máxima, sob a alegação que um cidadão americano invadiu a sua casa, assim quebrando as regras de sua reclusão domiciliar estabelecidas pela junta.
Está sob julgamento desde o dia 18. Ninguém duvida que será condenada por infringir a lei de proteção do estado, assim ficará mais 3 a 5 anos fora do cenário político.
Precisa ser dito que ela vivia reclusa em uma casa no meio de um lago (Inya) e que o tal intruso nadou, no meio da noite, para "invadir" a propriedade em uma "ação isolada para salvar a prisioneira".
Sujeito naive, criativa desculpa, ou articulado subterfúgio para mantê-la presa até as "eleições" de 2010?


Para saber mais:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1991/kyi-bio.html
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090526/mundo/mianmar_pol__tica
http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/8056501.stm

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marcadas para morrer

Alberto Kornblihtt e um grupo de cientistas de diversos países da Universidade de Buenos Aires descobriram que a radiação UV em células humanas provoca síntese protêica que estimula a morte celular. É como um mecanismo de defesa interno que garante que as mutações não se propaguem a uma nova geração de células limitando a possibilidade de um câncer.
O artigo foi publicado na Cell do dia 15 de maio.
Todas as células do corpo se baseiam em um set de cerca 25000 genes que determinam as proteínas funcionais necessárias para o bom funcionamento do organismo. Eles expandem seu repertório através de um mecanismo denominado “splicing” alternativo , que permite que a célula produza um grupo de proteínas diferentes a partir do mesmo gene por uma modificação do RNA mensageiro (mRNA).
No experimento conduzido pelo grupo, eles bombardearam células humanas com radiação UVC, uma forma de radiação de altamente energética e normalmente retida na camada de ozônio, e observaram os danos em especial sobre o mRNA. Assim seria possível observar quais genes ou suas partes seriam usadas para a síntese protêica nas células expostas.
O grupo encontrou cerca 14% dos genes modificados pela radiação UVC.
Um dos pesquisadores, Manuel Muñoz , então focou sobre a possibilidade destes genes estarem relacionados a apoptose celular e acabou identificando dois genes, Bcl-X e caspase 9. Estes dois genes podem produzir difernetes proteínas pela via alternativa. Para cada um deles, uma versão previne a morte celular, enquanto a outra, a estimula. Os pesquisadores então observaram que após a estimulação e o dano causado pela radiação UVC, existia a liberação da proteína que induzia a apoptose (morte celular).
Os pesquisadores então repetiram o experimento em células onde uma proteína chave chamada p53 tinha sido suprimida. Em circunstâncias normais a p53 desencadeia uma cascata de eventos que leva à apoptose em resposta ao dano celular. Interessante notar que mesmo nestas células privas de p53, a radiação UV continuou induzindo à apoptose através da ação independente da Bcl-X e da caspase 9.
Para descobrir como a radiação UV induz à morte celular, o grupo de Kornblihtt retornou ao estudo prévio e focou sobre uma enzima chave chamada polimeraseII. Esta enzima lê o DNA e então faz cópias de mRNA, que serão as chaves para a síntese protêica. A velocidade pela qual a polimerase II desliza na banda de DNA, determina se acontecerá ou não uma versão alternativa de mRNA por “splicing”. Nas céluals expostas à radiação houve um atraso na velocidade da polimerase II levando a formas alternativas de caspase9 e Bcl-X, levando à morte celular.
Agora o grupo está planejando repetir os estudos interessando as outras formas de radiação UV, ou seja UVA e UVB, menos energéticas, mas as causas mais comuns de lesão cutânea em seres humanos.

Para saber mais:

Manuel J. Muñoz, M. Soledad Pérez Santangelo, Maria P. Paronetto, Manuel de la Mata, Federico Pelisch, Stéphanie Boireau, Kira Glover-Cutter, Claudia Ben-Dov, Matías Blaustein, Juan J. Lozano, Gregory Bird, David Bentley, Edouard Bertrand, Alberto R. Kornblihtt
DNA Damage Regulates Alternative Splicing through Inhibition of RNA Polymerase II Elongation
Cell, Volume 137, Issue 4, 708-720, 15 May 2009

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Adeus, DDT...Já vai tarde!

Do site da ANVISA, através da Ascom

"Lei proíbe agrotóxico DDT em todo o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última sexta-feira (15) a Lei nº 11.936/09, proveniente do projeto de lei (PLS 416/99) do senador Tião Viana (PT-AC), que proíbe a fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de diclorofeniltricloroetano – DDT, no Brasil.

Tanto a Anvisa quanto a Secretaria de Vigilância em Saúde do Mistério da Saúde manifestaram-se favorável à aprovação do PL. O DDT é um agrotóxico altamente persistente no meio ambiente e na cadeia alimentar, além de possuir características carcinogênicas e de alteração endócrina.

No Brasil, o DDT teve sua retirada do mercado em duas etapas: em 1985, teve sua autorização cancelada para uso agrícola; e em 1998, foi proibido para uso em campanhas de saúde pública. “A nova medida irá acabar com os produtos estocados de forma obsoleta e tornará definitiva a proibição deste perigoso agrotóxico para todo e qualquer uso no país”, ressalta o gerente de toxicologia da Anvisa, Luis Claúdio Meirelles.

De acordo com a lei assinada pelo presidente, todos os estoques de DDT deverão ser incinerados em um prazo de 30 dias. Além disso, o governo deve realizar, em dois anos, estudo de avaliação do impacto ambiental e sanitário causado pelo uso de DDT, para controle de seus efeitos."

Adeus, DDT! Você já vai tarde (lembrando sempre que os resíduos persistem por 30 a 40 anos no ambiente)...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Para quem estiver no Rio de Janeiro

E quiser ir a um concerto em Petrópolis:

Concerto Conexões: do Barroco ao Minimalismo
Data: 24/05/09 19:00
no Palácio de Cristal,Rua Alfredo Pachá - Petrópolis.

O regente é o maestro Antonio Gastão do conjunto Anima e Cuore, do Coral de Petrópolis e da UCP.

Detalhes:
CORAL E ORQUESTRA DA UCP SE APRESENTAM NA IX MOSTRA MINIMALISTA DE TEATRO

Como parte da IX Mostra Minimalista de Teatro, o Coral e a Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis realizarão no Palácio de Cristal, neste domingo, 24 de maio, às 19:00h, o concerto “Conexões: do Barroco ao Minimalismo”.

Com uma proposta não apenas artística, mas também didática, o maestro Antônio Gastão pretende apresentar ao público os laços que ligam as obras dos grandes mestres do passado às composições da vanguarda do século XX.

O programa inclui desde obras grandiosas do barroco e do modernismo, de Bach e Villa-Lobos, até o experimentalismo radical de John Cage e o minimalismo de Philip Glass.

ENTRADA FRANCA

Câncer de mama na infância: raro mas possível.

Hoje na Folha on line, uma reportagem de Claudia Colucci sobre a incidência de tumores de mamana infância e adolescência chama a atenção (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2105200901.htm).
A testada diz:

"Câncer de mama aos dez anos surpreende médicos
Menina americana passou por mastectomia; caso é muito raro, dizem médicos.

Entre adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos, o Hospital Pérola Byington tem registrado dois casos de tumor mamário por ano."

A mesma notícia é disponível no site da BBC-Brasil:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090520_meninacancermama_ba.shtml

De fato, uma notícia deste gênero a alguns anos seria impensável. Cânceres de mama eram patologias ligadas a mulheres acima de 40 anos.
No caso de Hannah, a causa ainda não foi claramente identificada pois a menina não possui histórico familiar de câncer de mama.

Sem alarmes inúteis, o importante é estarmos atentos como médicos e como pais a estas ocorrências e incluirmos a possibilidade entre os diagnósticos diferenciais diante de um nódulo ou secreção anormal e procurarmos a abordagem mais correta e mais precoce possível. Importante também é ter claro que cânceres de mama ocorrem também no sexo masculino.

No mínimo nos faz pensar nas inúmeras exposições desnecessárias a agentes interferentes hormonais aos quais nossos filhos estão sujeitos todos os dias.

Para saber mais:

American Pediatric Surgical Association: http://www.eapsa.org/parents/resources/breast_disorders.cfm

Sociedade Brasileira de Mastologia:
http://www.sbmastologia.com.br/#
http://www.sbmastologia.com.br/espaco_para_o_publico/formacao_do_cancer.html
Os pais de Hannah possuem um site onde contam sua experiência e a luta de sua filha contra a doença: http://www.ourlittlesweetpea.com/

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A ciência dos cheiros, por Luca Turin

Eu sempre fui curiosa sobre perfumes, sobre o que são, como são feitos.
Perfumaria é uma arte e uma ciência que esteve sempre presente nas civilizações ao longo da história. Talvez nem sempre segura, mas sem dúvida encantadora.
É difícil encontrar material didático sobre este tema. Principalmente quando você não é químico e nem trabalha para nenhuma das grandes casas perfumísticas, que em nosso meio é a única formação neste sentido.
Trouxe então este vídeo do Dr. Luca Turin, explicando sua teoria "vibracional" dos cheiros. É no mínimo interessante.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Blog Vida Verde faz 1 ano!

Está em curso uma promoção para festejar o primeiro aniversário do Blog da Thais Saito, o Vida Verde da revista Crescer.
Vão, vejam, leiam, participem!

http://colunas.crescer.globo.com/blogvidaverde/

Kisspeptina, interferentes hormonais e puberdade

Do Departmento de Biologia, da North Carolina State University, em Raleigh um artigo instigante nos fala sobre os efeitos dos interferentes hormonais em neurônios produtores de kisspeptina.
Os autores no estudo afirmam que tem-se observado um aumento nas evidências que neurônios produtores de kisspeptina (KISS) possuem um papel importante na menarca, puberdade e na ovulação e que agentes com atividade hormonal podem causar alterações nesta sinalização e consequentemente influir na maturação e função reprodutiva.
O mesmo grupo, em estudo anterior já demonstrou que a exposição neonatal a fitoestrógenos diminui a densidade de KISS nas fibras no hipotálamo anterior de ratos fêmea, um efeito associado ao estrus persistente precoce e uma alteração na ativação dos neurônios produtores de hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).
O estudo atual tinha como objetivo determiner se um agonista seletivo do recetor estrogênico alfa (ERalfa), PPT (propil pirazoltriol) ou Bisfenol A (BPA) poderia ter efeitos similares no conteúdo hipotalâmico de KISS em ratas fêmea, e verificar se em ratos machos, a densidade de fibras também era sensível aos efeitos dos interferentes.
Inicialmente foram observados os efeitos da exposição neonatal ao PPT, uma baixa dose de BPA (50mg/kg) na imunoreatividade nos núcleos arqueado (ARC) e periventricular anterior ventral (AVPV) de ratas adultas, usando estradiol benzoato (EB) e óleo de gergelim como controles. A imunoreatividade de KISS do núcleo paraventricular anterior ventral (AVPV KISS-ir)após ovariectomia e priming hormonal foi significativamente menor nos grupos controle (EB) e no grupo usando PPB, mas não no grupo exposto a BPA.
Os níveis de ARC KISS-ir foram significativamente menores no grupo controle e no grupo recebendo alta dose de BPA e observou-se uma tendência não significativa para diminuição do KISS-ir no grupo do PPB.
Em seguida, os autores examinaram os efeitos sobre a população neonatal de baixas doses de BPA (50 microg/kg bw) e de genisteína (GEN), fitoestrógeno presente na soja, e equol (EQ), uma isoflavona derivada da daidzeína sobre o KISS-ir nos AVPV e ARC de ratos machos adultos, usando ratas ovariectomizadas como controle. Nenhum dos compostos afetou a KISS-ir no hipotálamo dos machos.
Os resultados sugerem que a organização das fibras KISS hipotalâmicas pode ser vulnerável a exposição a agents interferentes e que as fêmeas são mais sensíveis que os machos.
Embora ainda muitos estudos devam ser realizados, é plausível supor que agentes ambientais possam interferir com o início da menarca e com a sinalização do LH e FSH.

Para saber mais:
Patisaul HB, Todd KL, Mickens JA, Adewale HB.
Impact of neonatal exposure to the ERalpha agonist PPT, bisphenol-A or phytoestrogens on hypothalamic kisspeptin fiber density in male and female rats.
Neurotoxicology. 2009 May;30(3):350-7.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Estudo sobre Degeneração Macular busca voluntários

Divulgação:

Estudo em degeneração macular busca voluntários

15/5/2009, Agência FAPESP – O Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) convida portadores de degeneração macular, com mais de 50 anos de idade, a participar de um estudo internacional com um novo medicamento para prevenção da forma mais grave da doença, que é a exsudativa (úmida).

Segundo a Unifesp, o principal objetivo do tratamento é diminuir o risco de desenvolvimento de baixa visual no olho ainda não afetado.

Degeneração macular é uma doença que afeta a mácula. Região central e mais sensível da retina, a mácula é responsável pela leitura, proporcionando uma visão nítida, detalhada e em cores. Quando não funciona de maneira correta, ocorre embaçamento, distorção ou escuridão no centro da visão.

A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a de perto e pode dificultar ou impedir algumas atividades, como ler ou assistir televisão. Embora reduza a visão na parte central da retina, não prejudica o campo visual periférico.

Características exigidas para participação: ter 50 anos ou mais; ter boa visão no olho não afetado pela doença, que será alvo do estudo; diagnóstico clínico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) exsudativa no olho doente.

Os pacientes deverão procurar ou ser encaminhados para o Setor de Pesquisa Clínica da Unifesp, na R. Loefgreen 1726 (Vila Clementino), São Paulo-SP, de 2ª a 6 feira, das 8h às 18h.

Mais informações: luci@oftalmo.epm.br ou (11) 5572-6443/5084-5878, com Luci, Ana, Rogério ou Filipe

Reflexão sobre um incidente

Da agência ANSA italiana vem a notícia do sequestro de um lote de produtos cosméticos contendo metildibromoglutaronitrila (MG). Este ingrediente é um conservante, encontrado em agentes de limpeza, amaciantes de roupas, adesivos, tintas e óleos industriais, além de cosméticos. É um potente alergeno que pode causar dermatites e erupções cutâneas, sendo altamente tóxico e banido da União Européia desde o ano passado.
A coisa traz um certo desconforto quando se observa que os produtos foram fabricados na Alemanha, portanto dentro da EU, e distribuídos também na Itália em uma rede de lojas de baixo custo (Nine-T-Nine Cent Paradise) em 70 pontos de venda dos 171 da cadeia.
A casa produtora se chama Assam Gmbh&Co Betriebs, segundo a agência e produzia shampoos, condicionadores, sabonetes e cremes e foram importados por uma empresa de Bolzano. O que chamou a atenção das autoridades italianas foi a ausência de rotulagem traduzida em italiano. Houve seqüestro dos produtos e os mesmos foram analisados em laboratório por amostragem aleatória e constatou-se então a presença do ingrediente, proibido na UE desde 22junho de 2008, em doses significativas (chegando até a 156mg/kg).
Um alerta geral para a União Europeia foi distribuído.

E aí você pensa: "E o que eu tenho a ver com isso?"
É importante observar alguns pontos desta notícia:

1)Apesar da proibição dentro do território europeu, empresas em má fé insistem em fabricar produtos ilegais e distribuí-los apesar das restrições, demonstrando pouca ou nenhuma responsabilidade perante a saúde de quem vai utilizá-los.

2) A proibição do agente diz respeito somente à União Européia, o ingrediente pode ser utilizado em outros mercados. Não há restrição para este agente no Brasil, segundo a RDC 162 da Anvisa, de 11 de setembro de 2001. Portanto, um produto fabricado dentro da EU destinado a outros mercados, pode ter uma formulação diferente daquele distribuído dentro da EU. Não é garantia que a casa mãe se localize em território europeu para que as normas vigentes lá (REACH e 7° emendamento) se apliquem a todos os produtos. O fabricante deve respeitar a legislação do país para o qual se destina o produto.

3) Foi por uma questão de rotulagem que ocorreu a apreensão do produto. Rótulos não são decorativos, nem um luxo, são uma arma nas mãos do consumidor inteligente e este deve fazer um pequeno esforço para aprender a lê-los.

4) Em nosso país existem farmácias e lojas onde se vendem produtos sem adequada rotulagem, sem registro no Ministério da Saúde (ANVISA), sem testes, sem controle de nenhum tipo. Se vocês encontrarem nas prateleiras produtos onde não apareçam os ingredientes, validade, modo de uso e o número de registro no MS, denunciem à Vigilância Sanitária local imediatamente.
Infelizmente muitos profissionais nos estabelecimentos não conhecem com detalhes as normas que regulamentam a produção e comercialização de cosméticos, desconhecendo os parâmetros mínimos de rotulagem e os riscos implícitos em seu uso sobre a saúde pública.
Nada impede o consumidor de procurar produtos a baixo preço, se for o caso, desde que estes respeitem a legislação.
Eu mesma já encontrei aqui no interior de São Paulo muitos produtos irregulares em prateleiras de diversos pontos de venda. Questionando os responsáveis, recebi sempre as desculpas mais absurdas sobre a legislação regulatória ou percebi mesmo uma completa ignorância do tema.

5)Após a proibição do uso deste agente em território europeu, a incidência de dermatites relacionadas a ele caiu significativamente, o que demonstra a utilidade das medidas reguladoras.



Para saber mais:

Johansen JD, Veien N, Laurberg G, Avnstorp C, Kaaber K, Andersen KE, Paulsen E, Sommerlund M, Thormann J, Nielsen NH, Vissing S, Kristensen O, Kristensen B, Agner T, Menné T.
Decreasing trends in methyldibromo glutaronitrile contact allergy--following regulatory intervention.
Contact Dermatitis. 2008 Jul;59(1):48-51.

Sobre Metildibromoglutaronitrila
Videncenter for allergi
http://www.videncenterforallergi.dk/Methyldibromo%20glutaronitrile-268.aspx

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curso Intensivo de Ciências Dematocosméticas 2009

O "Intensive Course in Dermato-Cosmetic Sciences 2009", da Vrije Universiteit Brussel acontecerá de 7 a 11 de Setembro de 2009.
O programa será uma atualização dos temas do ano passado e assim que me for enviado trago para vocês saberem.

Para maiores informações:

Dept. of Toxicology, Dermato-Cosmetology and Pharmacognosy
Vrije Universiteit Brussel, Laarbeeklaan 103
B-1090 Brussels
Tel. +32/2.477.45.94, +32/2.477.45.07
Fax +32/2.477.45.82
E-mail : Marleen.Pauwels@vub.ac.be, Manon.Vivier@vub.ac.be
http://dercoscourse.vub.ac.be
http://safetycourse.vub.ac.be

Divulgação: Comer é um barato!

A jornalista e tia premurosa Thais Lazzeri, autora do blog “Comer é um barato” da revista Crescer (http://colunas.crescer.globo.com/comereumbarato/) está realizando no blog uma superpromoção para o mês das mães.
Estão em jogo uma cafeteira e o novíssimo multiprocessador Philips Walita.
Vão lá e contem o momento mais especial que vocês já passaram no Dia das Mães e escrevam também uma receita para fazer na data. As melhores vão ganhar os presentes.
Participem e boa sorte!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ares e gases

Moro em Paulínia, face nordeste.
Aqui existe o maior polo petroquímico do Brasil.
No domingo, dia 10, por volta das 20h45, um forte cheiro de isopor queimado invadiu o ar tornando-o irrespirável. Acre, pungente, ardido.
Os olhos arderam, o nariz ardeu, veio a dor de cabeça.
A coisa persistiu até além da meia-noite.
Comunicamos a Guarda e a Defesa Civil, para que entrasse em contato com a CETESB.
No site deles, a qualidade do ar era esplêndida.
No dia seguinte ainda ninguém sabia a fonte, a origem ou qual teria sido o gás que respiramos por horas.
Espero que não contenha dioxinas e benzeno.
Na terça-feira o Presidente Lula esteve aqui para inaugurar um novo setor da Petrobrás para a produção de propeno.
Em uma cerimônia anterior já houve um vazamento de gás.
Tomara para ele que não tenha sido o mesmo.
Sorte a dele ter sido só uma visita.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Todas as vias levam a dano (parte2).

Um grupo de pesquisadores do Laboratoire de Pharmacologie et Toxicologie, Institut National de la Recherche Agronomique, de Toulouse, França, publicou (atualmente na versão on-line) um trabalho na Biochemical Pharmacology sobre as vias de ação acessórias do Dietilhexilftalato (DEHP).
Já falamos várias vezes aqui sobre o mecanismo que ativa os PPAR alfa (receptor ativado da proliferação dos peroxissomas) no fígado e a regulação genética dos genes ligados a eles. Porém os autores, como em outros laboratórios, em base a muitos experimentos in vitro, desconfiavam de vias acessórias adicionais. Inclusive já havíamos trazido um outro artigo do mesmo grupo no post “Todas as vias levam ao dano”.
Em complementação ao artigo anterior, os autores observaram o comprometimento do Receptor Costitutivo da Androstana (CAR) através do desenvolvimento de uma linha de células hepáticas originais para a observação deste efeito.
Através de um inibidor farmacológico ou um short hairpin RNA (shRNA) (silenciador da expressão genética através da interferência de um RNA) os autores estabeleceram que o CAR é necessário para o efeito do DEHP no citocromo P450 (família 2, subfamília b, polipeptídeo 10: Cyp2b10), um gene alvo reconhecido para o CAR.
Além disso, o DEHP induziu de modo dose-dependente o citocromo (Cyp2b6) em culturas primárias de hepatócitos humanos. Este achado demonstra que o CAR representa um regulador transcripcional sensível aos ftalatos.
Os autores concluem que a via CAR mediada confere uma nova perspectiva para a toxicidade dos ftalatos incluindo a interferência endócrina, a hepatocarcinogenese e a síndrome metabólica a eles associados.

Para saber mais:
Eveillard A, Mselli-Lakhal L, Mogha A, Lasserre F, Polizzi A, Pascussi JM, Guillou H, Martin PG, Pineau T.
Di-(2-ethylhexyl)-phthalate (DEHP) activates the constitutive androstane receptor (CAR): A novel signalling pathway sensitive to phthalates.
Biochem Pharmacol. 2009 Jun 1;77(11):1735-46. Epub 2009 Mar 11

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Para as mamães Ursas...



Recebi da Beatriz, minha amiga, que ajuda tantas mulheres a se tornarem as pessoas mais importantes da vida de seus bebês. Beijão e obrigada!
Dedicado a todas as "mamães ursas", que enfrentam o leões das montanhas e as montanhas inteiras pelo bem estar de seus filhotes.
Que vocês tenham tido um dia feliz como foi o meu.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Parto cesáreo, quem o deseja? Em quais circunstâncias?



Encontrei por acaso este artigo de 2003 de um grupo brasileiro da FIOCRUZ sobre partos cesáreos no Brasil.
Achei bastante interessante, principalmente nas vésperas do "Dia das Mães", como um motivo de análise da nossa realidade e das escolhas que fazemos ou que são feitas por nós num momento tão importante como o do parto.
Eu fui mãe tardia, parto de risco, com patologia associada (pré-eclampsia), parto prematuro. A escolha pelo parto cesáreo não foi uma opção, foi uma emergência.
Creio seja uma solução válida quando bem indicado, mas convenhamos que muitos partos cesáreos realizados no Brasil, em especial no Sudeste, seriam perfeitamente
evitáveis e evoluiriam muito bem por via vaginal.
O meu complicou com um quadro septico. Eu estava na melhor maternidade (e por sorte também possuia uma excelente UTI Neonatal) de uma grande capital europeia. Sobrevivemos ambas e esta experiência foi a maior da minha vida.
Creio que o dia mais feliz que me recorde, tenha sido quando finalmente a levei para casa. Pequena, frágil e viva.
Desde então, minhas prioridades mudaram completamente.
Deixo o link para o artigo que sugiro a leitura e desejo a todos que descobriram o sentido do termo "amor incondicional" um feliz dia das Mães:

Barbosa GP, Giffin K, et alli
Parto cesáreo: quem o deseja? Em quais circunstâncias?
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(6):1611-1620, nov-dez, 2003
http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n6/a06v19n6.pdf

Dia Mundial da Cruz Vermelha

Hoje é o dia mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Há 150 anos surgia a organização que melhor representa o altruísmo e a solidariedade nas situações de crise e fora dela. Às vezes é a única esperança para tanta gente nos lugares mais diferentes do mundo.
Quero particularmente deixar o meu abraço aos amigos da Unidade de Crise do CONE da Cruz Vermelha de Roma.
Tanti auguri a tutti voi!

http://www.icrc.org/

http://www.cri.it/emergenza.php?code=internazionali

http://www.cruzvermelha.org.br/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quanto custa uma criança...

Este é um post sobre escravidão infantil.
Trouxe o filme para vocês verem e pensarem: cinquenta dólares por uma menina de 10 anos, para que ela se torne escrava é o quanto vale uma vida.
Existem tantas crianças escravas no mundo. Milhões.
Tantas bem aqui, próximas. Talvez bem mais do que gostaríamos.
São pequenos carvoeiros, cortadores de cana, domésticas, prostitutas, ajudantes de todos os tipos...
Vejam o filme e se horrorizem também. O Haiti também é aqui...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Rapidinha sobre óleos essenciais e alergias

Alguém me perguntou sobre se perfumes "naturais" e cosméticos "orgânicos" podem causar alergia e sensibilização.
Infelizmente a resposta é sim.
Alguns dos mais importantes alergenos dos perfumes são absolutamente naturais e ocorrem com frequência em óleos essenciais e em alimentos. Mesmo que estes tenham sido obtidos de plantas cultivadas sem agrotóxicos.
Portanto o rótulo "natural" ou "orgânico" * não garante este tipo de segurança.
A melhor forma de comportar-se é, com ajuda de um Alergologista, identificar qual é exatamente o alergeno e evitá-lo.
Uma vez individualizado, é possível questionar as empresas fabricantes sobre a presença ou não do alergeno no produto.
E em caso de dúvida, evitem qualquer substância perfumada, mesmo as mais inocentes.

Para saber mais sobre os componentes dos óleos essenciais e sobre a arte dos aromas recomendo o livro da Eng. Sonia Corazza: "Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros".
(http://books.google.com.br/books?id=hcwRwdUYeGoC&dq=aromacologia&printsec=frontcover&source=bn&hl=pt-BR&ei=DqsBSrS1JOeElAeL3vTmBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Refrigerantes, gelo e limão? Benzeno, corante e adoçante!

A notícia que me chamou a atenção hoje diz respeito a presença de Benzeno em refrigerantes.
Publicada na Folha de S. Paulo de hoje a notícia relata a presença de substâncias indesejáveis em refrigerantes de largo consumo.
Sete refrigerantes testados pelo Pro-teste (Defesa do Consumidor) apresentavam o BENZENO, substância carcinógena ligada a incidência de leucemias e linfomas, anemia e aplasia de medula, como resultante da reação entre o conservante Benzoato de Sódio e da Vitamina C.
Não há limites seguros de tolerância para o Benzeno.
Ele também está presente no ar de centros poluídos, resultante da queima de combustível, e no fumo de cigarros.
Na Sukita Zero (20 mcg) e na Fanta Light (7,5mcg) a pesquisa encontrou os níveis mais altos.
A exposição regular ao agente aumenta consideravelmente os riscos de incidência de tumores.
No Grapette, segundo o artigo, observou-se níveis de adoçantes artificiais não relatados no rótulo.
Também foram observadas em várias amostras a presença de corantes como o Sunset Yellow e o Amarelo Tartrazina ligados respectivamente a hiperatividade infantil e fenômenos de sensibilização alérgica.
As empresas fabricantes (Coca Cola, AMBEV e Pakera) alegam que respeitam plenamente as normas prescritas na legislação brasileira.

Para saber mais:
Folha de São Paulo, 5/5/2009 (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0505200901.htm)
Pro-teste: http://www.proteste.org.br/

Moral da história: " Se a vida te der um limão, faça uma limonada. Em casa."

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Muito além da sua dieta... (sensibilidade insulínica)

Fatores genéticos e ambientais influenciam a sensibilidade à Insulina (SI) durante a nossa vida. Na verdade, o ambiente uterino já pode afetar a SI no nascimento e tardiamente na vida. Em particular a associação entre várias substâncias exógenas tóxicas acopladas a predisposição genética podem influenciar a regulação do eixo hipotálamo-hipofise-adrenal e a produção e atividade da insulina, incretinas cerebrais, citocinas proinflamatórias e hormônios placentários.
A reação a agentes xenobióticos tóxicos pode causar diminuição do desenvolvimento fetal, tanto no seu crescimento como no desenvolvimento e modulação do sistema endócrino, levando a alterações no peso fetal (aumento ou diminuição) ou prematuridade. O crescimento diminuído na fase inicial da vida está relacionado a resistência insulínica e pode permanecer silente por anos e se manifestar na fase adulta dos indivíduos predispostos.
Fatores relacionados ao estilo de vida como dieta inadequada na infância e adolescência e sedentarismo foram associados ao aumento da incidência de diabetes do tipo 2 e obesidade durante a última década. Evidencias recentes sugerem que o polimorfismo da Pro12Ala do gene do Receptor Ativado dos Peroxissomas (PPAR) e do polimorfismo do gene da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) I/D combinado aos fatores ambientais, como Ftalatos interferindo na ação da insulina pós receptor, alteram a sensibilidade ao hormônio nos tecidos alvo.
Assim sendo, a sensibilidade insulínica resultante de uma delicada combinação dos fatores genéticos e dos contaminantes ambientais pode se modificar ao longo da vida e depende de um controle metabólico prévio, algo como uma memória metabólica.

Para saber mais:
Latini G, Loredana Marcovecchio M, Del Vecchio A, Gallo F, Bertino E, Chiarelli F.
Influence of environment on insulin sensitivity.
Environ Int. 2009 Apr 22.

Divulgação: Mulheres do Planeta

Recebi da Sarita Pavia e repasso para vocês:

O artista francês Titouan Lamazou apresenta a exposição "Mulheres do Planeta" de 11 de maio a 11 de julho, na Oca, em São Paulo, integrando as comemorações do Ano da França no Brasil. Com mais de 200 perfis, a mostra faz um amplo painel da mulher contemporânea por meio da fotografia, pintura, vídeo, texto e desenho realizados pelo artista durante sete anos de viagens pelos cinco continentes do mundo. Retratos de refugiadas, camponesas, militantes, operárias, advogadas, artistas, nômades, modelos, professoras, empresárias e outras, exemplificam a força da mulher atual, independente da aparência física, nacionalidade, origem étnica ou religião. Titouan exemplifica a força e a beleza natural da mulher contemporânea.

A exposição chega ao país após ter sido exibida entre outubro de 2007 e junho de 2008 no Museu da Humanidade (Palais de Chaillon) em Paris com público recorde de 230 mil visitantes. Uma das exibições mais visitadas na França naquele ano de um artista vivo, agora chega ao Brasil de forma ampliada, com cerca de 3 mil obras e 50 filmes, ocupando o espaço da Oca com 6 mil m². Na primeira vez ao sair da França, a mostra foi preparada pelo artista especialmente para o espaço da Oca, com cenografia especialmente desenhada por Vincent Beaurin e por Titouan, para harmonizar com a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Serviço:
MULHERES DO PLANETA
Data de abertura: 11 de maio
Período expositivo: de 11 de maio a 11 de julho de 2009
Local: Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 – São Paulo, SP
Horário: das 10h ÀS 20h
Patrocínio: Bradesco
Apoio: Unesco
www.titouanlamazou.com.br