sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um sexto do mundo

Um bilhão (1,02) de pessoas são subnutridas no mundo.
É a primeira vez que se atinge esta cifra. A FAO dá a culpa à crise econômica, que arrastou mais 100 milhões de pessoas para a fome desde o ano passado.
A maior dificuldade é para a população de baixa renda nos países em desenvolvimento, pois usam mais de 60% de seus recursos em alimentação. Embora os preços tenham tido uma diminuição nos últimos meses, quando se compara os preços com os anos precedentes se observam aumentos de 24% em relação a 2006, e 33% em relação a 2005, valores que pesam muitíssimo no orçamento destas famílias.
A maior parte desta população de famintos encontra-se na Asia (642 milhões) e na Africa Sub-sahariana (265 milhões). Na América Latina e Central estima-se 53 milhões de afamados. No Oriente Médio e no Norte da Africa são 42 milhões. Mesmo nos países desenvolvidos, a fome atinge 15 milhões de pessoas.
A fome é mais frequente entre a população rural dos países pobres, que potencialmente poderiam produzir seu próprio alimento e até contribuir para um crescimento econômico regional e uma maior segurança alimentar, segundo a FAO.
O relatório sobre a fome no mundo, o SOFI, será publicado em Outubro.

Mais um bom motivo para combatermos o desperdício e ensinarmos nossas crianças uma relação de respeito para com o alimento.

Nenhum comentário: