segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pausa para meditação

Queridos amigos, gente que acompanha este blog, leitores ocasionais: durante o mês de julho as postagens serão menos frequentes. Vou estar fora do ar. Espero poder postar alguma coisa, mas se não for possível, retorno em agosto com novidades.
Boas férias para todos nós!

Mas antes de ir deixo aqui uma matéria que a Sheila (obrigada!) me enviou. Não sei se é protegida por copyright, então cito a fonte. De qualquer forma achei muito válido o texto e é justo divulgá-lo:


--------------------------------------------------------------------------------
Ministério do Meio Ambiente lança campanha pela redução do uso de sacolas plásticas

Iniciativa tem apoio do Wal-Mart e pretende sensibilizar consumidores brasileiros sobre os danos do consumo exagerado do material

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com entidades privadas, entre elas a rede Wal-Mart (parceiro estratégico do Instituto Akatu), lançou no dia 23 de junho a campanha nacional "Saco é um saco" com objetivo de incentivar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas. Com a iniciativa, o MMA pretende enfrentar o impacto ambiental do consumo exagerado de sacolas plásticas, conscientizando e incentivando os consumidores a usarem alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo domiciliar.

Veja aqui a entrevista sobre a campanha que o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, concedeu ao site do Instituto Akatu.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. As sacolas descartadas incorretamente entopem bueiros e poluem rios, lagos e mares. Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) indicam que sacolas plásticas estão chegando a locais distantes, considerados paraísos ecológicos e turísticos.

A campanha será veiculada em diversas mídias (televisão, jornal, revistas, rádio, internet, marketing viral e cinema) de forma simultânea, de modo a atingir todos os públicos, principalmente donas de casa, jovens e pessoas que residem em cidades grandes, onde o consumo é mais intenso.

O Wal-Mart apoiará todas as fases da campanha e financiou a criação e produção das peças para divulgação como filmes, anúncios em revistas e folhetos.

Sacolas plásticas viram sacos de lixo

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, em São Paulo, revelou que 100% dos consumidores entrevistados reutilizam as sacolas plásticas em casa como sacos de lixo. Essa é a opção da pesquisadora Luana Mendieta Cinoto, 29 anos. Ao carregar as compras do supermercado, ela leva uma mochila e uma sacola retornável, tudo para usar o menor número possível de sacolas plásticas. Entretanto, os sacos plásticos são a única solução que a pesquisadora — e milhões de consumidores brasileiros — encontraram para o acondicionamento de lixo dentro de casa. "Só pego sacolas no supermercado para jogar lixo orgânico. A meu ver, é a única solução higiênica possível no Brasil", afirma Luana.

Para Ana Maria Luz, presidente do Instituto GEA, instituição que promove a cidadania através da educação ambiental, o uso de sacolas plásticas para o acondicionamento do lixo comum é um jeito de prolongar a vida útil do material, "o que já é bastante positivo", garante.

Além disso, essa prática garante que esse material seja descartado em aterros sanitários ou lixões e não em vias públicas, o que traria danos como entupimento de bueiros e as conseqüentes enchentes. "O que faz da sacola plástica uma vilã para o meio ambiente são o uso e o descarte incorretos", defende Ana Maria.

Dicas para usar corretamente ou não usar as sacolas plásticas

1. No supermercado, pegue apenas a quantidade de sacolas plásticas adequada às compras, não em excesso;

2. Sempre reutilize as sacolas plásticas em casa;

3. Se não reutilizar, encaminhe-as para reciclagem;

4. Descubra alternativas para a sacola plástica, como a sacola durável. Procure carregar as pequenas compras, como revistas ou caixa de remédios, na própria bolsa ou na mochila;

5. Para as compras maiores, além da sacola durável, são boas opções o velho carrinho de feira ou caixas de papelão que o próprio supermercado pode oferecer;

6. Reduza a quantidade de lixo que você produz em casa. Assim, precisará de menos sacos plásticos para descartá-lo. Uma forma de diminuir a quantidade de lixo é evitar produtos com excesso de embalagem. Outra maneira é evitar o desperdício de alimentos, o que se consegue com atitudes simples como: planejar o cardápio da semana, planejar as compras e reaproveitar as sobras das refeições.

Fonte: http://www.akatu.org.br/central/especiais/2009/ministerio-do-meio-ambiente-lanca-campanha-pela-reducao-do-uso-de-sacolas-plasticas

3 comentários:

ana b. disse...

sandra,
uma questão ainda SEM RESPOSTA para mim é "qual seria uma alternativa para descartar o lixo do banheiro, sem ser nos saquinhos plásticos do supermercado?"
EU ainda não resolvi essa equação. na minha casa são 5 pessoas, mais a empregada...
houve um tempo que eu descartava o lixo direto na privada, mas é um problema, entope o vaso direto, tem coisa que não pode jogar, marido proibiu...
conheço quem REAPROVEITA o saquinho do banheiro (o lixo enche, ela joga no lixo maior, o saquinho permanece no recipiente), EU acho meio nojento e porcaria...
andei comprando uns saquinhos biodegradáveis, mas os de supermercado não são desse tipo... assim o custo fica alto, né? além disso, os saquinhos do superm. fazem parte do dia a dia da minha casa...
eu sofro, mas não vejo alternativa pro saquinho de supermercado no lixo do banheiro.
existe alternativa razoável?
abs,
ana

Sandra Goraieb disse...

Ana, entendo seu problema e a dificuldade. Uma possibilidade seria usar saquinho de papel kraft, que é biodegradável.
Só que muitas vezes pode molhar. Se as pessoas tiverem o cuidado de descartar somente lixo seco, não tem problema. Tem a questão do custo, mas poderia ser uma opção.
Na Europa as pessoas dispensavam diretamente no vaso, exceção para absorventes, cotonetes e estes tipos de materiais, mas o papel higiênico ia para o vaso. Reduz a quantidade de lixo e é biodegradável.
Outra possibilidade é o bidê ou duchinhas higiênicas. Lavar-se ao invés de usar papel, enxugando com toalha de tecido. É até melhor.
O difícil é convencer os meninos a fazer isso.
Abraços!

Biosfera disse...

Parabéns pelos textos e pelo blog.

É fato que muitos ainda não conseguem viver sem diminuir o plástico em suas vidas. Fomos acostumados a utiliza-lo como suposto material higiênico...

Aos poucos as sacolas retornáveis estão adentrando nossas casas e lojas, o que me deixa bem feliz.

abraço


Visite-nos