sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje na Folha on line

"Substância tóxica é usada como alisador
Glutaraldeído está substituindo o formol no alisamento de cabelos; Anvisa permite seu uso apenas como conservante.

Especialistas constatam aumento de problemas devido ao uso inadequado de alisadores; glutaral pode provocar reações graves."

Este é o cabeçalho da reportagem de Gabriela Cupani, na Folha, sobre alisantes ande o formol foi substituído por glutaraldeído e o risco que estes agentes apresentam para a saúde de quem utiliza estes produtos. Infelizmente não posso reproduzir o texto aqui, mas trago um fragmento:

"Em altas dosagens, a substância pode causar queimaduras, dermatite química, inflamações, coceira, descamação e reações alérgicas graves.
A inalação pode provocar crises de bronquite e asma e, em casos extremos, a chamada pneumonia química (que pode levar à morte).
Assim como o formol, o glutaral é um conservante -e não um alisador- e só pode ser empregado em produtos cosméticos na concentração máxima de 0,1%."

Não creio necessário adicionar mais nada a respeito do agente em questão.
Acho sempre oportuno lembrar que produtos clandestinos e sem registro no MS (ANVISA) NUNCA devem ser aplicados em ninguém. Procurem sempre por produtos que tenham pelo menos passado por alguma forma de controle.
E se conselho puder servir, aprendam a gostar de vocês porque vocês têm valor, não porque têm um cabelo esticadinho. Valorizem as suas características, respeitem o seu corpo e sejam críticos.
Palavra de quem tem cabelo muito crespo (e muito fino).

Para ler a reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0506200901.htm

Nenhum comentário: