terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Uma base molecular para as diferenças entre os sexos na inflamação e na asma.

Um grupo multicêntrico europeu de pesquisadores liderados pelo Dr. Carlo Pergola trouxe à luz um artigo interessante elucidando uma via molecular que determina diferentes respostas entre os sexos nas respostas inflamatórias e nas síndromes alérgicas.
A 5-lipoxigenase inicia a biossíntese dos leucotrienos (LT), mediadores lipídicos pro-inflamatórios envolvidos na defesa imunitária, mas também nas respostas inflamatórias inadequadas e nas alergias.
Apesar de uma diferença de incidência destas manifestações entre os sexos, este fator tinha sido desconsiderado nos estudos com leucotrienos e 5-lipoxigenase, segundo os autores.
Sabe-se, no entanto, que os hormônios sexuais possuem influência sobre o sistema imunitário. Doenças como artrite reumatóide, Lupus eritematoso sistêmico, são mais frequentes no sexo feminino e que têm sido associadas a níveis de hormônios, ao antígeno de histocompatibilidade (major) e a produção de citocinas. Da mesma forma, outras doenças como carcinoma hepatocelular (inflamação crônica hepática) são menos frequentes em mulheres, pela inibição estrogênica da secreção de IL6 pelas células de Kupffer.
A asma é predominante na infância no sexo masculino, mas na idade adulta a incidência é maior em mulheres, indicando um efeito protetor dos andrógenos no sexo masculino.
Os autores do estudo demonstram no experimento, que a formação do leucotrieno em sangue total estimulado ou nos neutrófilos no sexo masculino, ocorre de forma muito diminuida quando comparado com o sexo feminino, acompanhado por mudanças na 5-lipoxigenase.
Isto ocorreria, segundo os autores, pela ativação extracelular das kinases sinal-reguladas (ERKs). Estas diferenças são diretamente relacionadas a variação masculino/feminina dos níveis de testosterona e da 5 alfa-dihidrotestosterona.
A adição de 5 alfa dihidrotestosterona ao sangue feminino, ou aos neutrófilos, reduziu no estudo, a biosíntese (elevada) de leucotrieno até os níveis masculinos.
Segundo os autores, esta é uma via molecular que justificaria as diferentes respostas inflamatórias entre os sexos.

O estudo acima nos ilustra um exemplo da intrincada relação entre hormônios e o sistema imunitário e do quão danoso possa ser uma interferência nestas relações.

Para saber mais: (o artigo gratuito está disponível no link):http://www.pnas.org/content/early/2008/12/08/0809120105.full.pdf+html

Pergola C, Dodt G, Rossi A, Neunhoeffer E, Lawrenz B, Norhoff H, Samuelson B, Rådmarkf O, Sautebin L, Werz O
ERK-mediated regulation of leukotriene biosynthesis
by androgens: A molecular basis for gender
differences in inflammation and asthma

PNAS, early edition, 8 Dec 2008.

Nenhum comentário: