segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti.

Hoje o assunto é Perfume!

Perfumes são muito mais do que uma poção cheirosa.
Expressam estados de espírito, emoções, desejos, identificam os indivíduos.
É inegavelmente um objeto de luxo sensorial.
Particularmente considero os perfumistas verdadeiros artistas. É necessária uma grande sensibilidade para reconhecer e arranjar as fragrâncias. É uma antiga profissão e está presente na Bíblia, no capítulo 30 do livro do Êxodo.
O olfato é o mais primário e antigo dos sentidos. É através dele que criamos identidade para uma infinidade de estímulos provenientes do mundo externo e que pode expressar desde grande prazer como ser um sinal de alerta para grandes perigos. Apesar de ser pouco desenvolvido no ser humano, somos capazes de sentir 10 mil cheiros diferentes. O interessante é que ninguém percebe o cheiro de forma idêntica. Duas pessoas que cheiram a mesma coisa terão percepções diferentes sobre ela. É um sentido que vem acoplado a funções básicas para a sobrevivência, que são a própria respiração e a escolha do alimento.
Impossível não respirar, e todas as vezes que respiramos “cheiramos”.
Além disso, a percepção do gosto, o sabor do que comemos, depende muito do olfato. Especula-se que até o desenvolvimento da linguagem passe através do olfato. Portanto os cheiros são uma das mais importantes pontes entre nós e o mundo.
As mães respondem aos cheiros dos próprios filhos recém nascidos liberando um hormônio denominado cortisol. Porque isto acontece, não é ainda claro. Porém sabe-se que o neonato reconhece o cheiro de sua própria mãe e que o complexo aprendizado olfatório associativo foi comprovado na literatura científica já nas primeiras 48 horas do nascimento.
Como qualquer outro sentido pode ser treinado e aprimorado através da experiência. É interessante tentar reconhecer os cheiros que nos circundam e torná-los conscientes. É um excelente exercício de concentração e auto-conhecimento.
A palavra perfume tem significado literal “através da fumaça”, pois no início se referia aos incensos. A história dos perfumes ao longo dos séculos é muito bela e vale a pena ser conhecida. Um bom livro onde você pode conhecer um pouco da ciência dos aromas é: “Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros” da Eng.a Sonia Corazza.
Flores, folhas, especiarias e resinas aromáticas foram usadas por séculos como fonte de essências perfumadas. Alguns ingredientes animais também fazem parte deste arsenal como o almíscar por exemplo. Substâncias naturais são mais caras que as sintéticas, pois para a extração de pequenas quantidades de essência são necessárias toneladas de flores ou folhas. Por este motivo e também para que certas espécies fossem preservadas, houve a necessidade de desenvolver substâncias sintéticas, às vezes cópias moleculares da substância natural, às vezes substitutos para estas moléculas.
Para melhor conhecer um perfume é importante conhecer as suas principais características, e portanto, para fins didáticos as substâncias aromáticas foram classificadas por famílias.
As principais famílias de perfumes são: cítrica, floral, chipre e oriental para mulheres; e herbal, cítrica, oriental e amadeirados para homens.
Além disso, as fragrâncias não são iguais ao longo do tempo, e apresentam-se estruturalmente em três fases olfativas: as notas altas ou de cabeça, que se caracterizam por serem mais voláteis, geralmente frescas e são a primeira impressão que alguém tem de um perfume; as notas médias ou de corpo, de volatilidade intermediária, que duram algumas horas; e as notas de fundo ou de base, frequentemente resinas e almíscares, de maior permanência, e popularmente chamadas, de forma inadequada, de fixadores.
Algumas casas perfumísticas especializadas criaram uma espécie de pirâmide olfativa, onde as características de cada fragrância vêm apresentadas como uma configuração gráfica, sendo o pico da pirâmide constituído das notas mais voláteis, de cabeça e a base das notas de fundo.
Perfumes são compostos complexos, ricos de nuances, que às vezes envolvem centenas de ingredientes.

Famílias olfativas segundo o Comitê Francês do Perfume:

Hesperidata ou cítrica
Se entende por “hesperidata” a família dos óleos essenciais obtidos da bergamota, laranja, lima, pomelo, mandarino e limão. Também conhecidos como cítricos. Neste grupo se encontram as primeiras águas de colônia. Podem ser utilizados seja por homens como por mulheres. São notas frescas, adequadas aos climas quentes.
Nesta família existem:
Hesperidata
Hesperidata Floral Chypre Este subgrupo representa colônias que combinam além das notas cítricas outras notas frescas que apresentam uma nota de corpo floral ou jasmim e uma nota de base amadeirada.
Hesperidata Especiada Na estrutura cítrica se adicionam notas especiadas como canela, nós moscada, pimenta ou cravo da índia.
Hesperidata Amadeirada Mantém sempre as notas cítricas porém menos acentuadas. Possui geralmente um corpo floral e uma base marcante de madeiras e polverosas.
Hesperidata Aromática Mantém a estrutura cítrica que se modifica através de notas aromáticas como o timo, a mangerona,o mangericão, o alecrim e a menta.

Floral
Família importante e agrupa os perfumes cujo tema principal são uma ou mais flores: Jasmim, rosas, violeta tuberosa, narciso, etc...
Soliflor Uma única nota floral: uma rosa, um lilás, um muguet, um jasmim, uma violeta, uma angélica,...
Soliflor Lavanda Foi uma das primeiras "Eau de Toilette" destinadas aos homens. O óleo essencial de lavanda compõe cerca de 50% deste tipo de formulação. É típica e de fácil reconhecimento. Formulações mais modernas mantém a nota dominante de lavanda porém são mais elaboradas.
Bouquet Floral Se compõe de múltiplas notas florais, como em um buquê. É mais complexa como formulação pois usa várias matérias primas.
Floral Verde É uma classe recente de perfumes. Se adiciona a um complexo floral uma nota fresca e sobretudo verde. Isso vem percebido como um maior frescor. O gálbano (Ferula galbaniflua) é um exemplo de matéria prima empregada nesta categoria.
Floral Aldeídico Se compõe de um buquê floral prolongado através de notas animais, polverosas e ligeiramente amadeiradas. Possui um “brilho” metálico. A nota alta se faz através de aldeídos aromáticos em associação com notas cítricas e florais.
Floral Amadeirado A nota floral é muito incisiva nesta categoria. As notas altas podem ser diversas: cítricas ou herbáceas em particular. As notas de base se constituem de notas polverosas, baunilha e madeiras.
Floral Amadeirado Frutado Como o anterior adicionado de notas frutadas: abricot, ameixa, maçãs ou pêssegos.

Fougère
São composições frescas, com componentes herbais e amadeirados leves, tubérculos e raízes. Geralmente realizados com notas de lavanda, resinas amadeiradas, bergamota, cumarina, líquens. Este nome deseja transmitir a impressão de feno recém cortado, de forragem, de grama.
Fougère
Fougère Ambrado Doce
São clássicos com notas de cumarina, baunilha, centeio bem acentuadas.
Fougère Floral Ambrado A mesma estrutura do anterior com uma nota floral bem marcante.
Fougère Especiado Se caracterizam pela presença de notas florais e sobretudo de notas especiadas como a Pimenta e o Cravo da Índia.
Fougère Aromático Sempre um Fougère mas associado a notas cítricas e herbáceas, utilizando-se de aromas como timo, coentro, alecrim, podendo também utilizar-se de algumas notas especiadas discretas.

Chypre
São um grupo de perfumes que apresentam em sua composição patchouli, bergamota, musgo de carvalho e cisto labdano em combinação. Foi elaborado por François Coty em 1917 e desde então se tornou uma tendência, uma categoria em perfumaria
Chypre
Chypre Floral Em uma estrutura tipicamente Chypre se adicionam notas florais como muguet, rosa, jasmim,...
Chypre Floral Aldeídico É um Chypre floral adicionado da nota aldeídica, mais brilhante.
Chypre Frutado É um Chypre acrescido de notas frutais como pêssego, frutas exóticas, ameixa,...
Chypre Verde neste caso existe um contraste interessante entre a nota alta fresca e verde (ervas e folhas) e uma base quente.
Chypre Aromático Chypre geralmente floral (principalmente lavanda) acrescido de notas aromáticas como coentro, timo, artemísia, junípero.
Chypre Couro Neste caso se acrescentam notas de couro, de fumo, de madeira queimada, notas animais que vem equilibradas na maioria das vezes por uma nota cítrica.

Amadeirados
São notas quentes e opulentas como Sândalo e Patchouly ou em alguns casos secas como Cedro e Vetiver com a nota alta geralmente cítrica ou lavanda.
Amadeirado
Amadeirado conífera hesperidata Aqui a essência de Pinho é acentuada e associada a uma nota alta cítrica.
Amadeirado aromático Os acordes de madeiras são fundamentais nesta composição onde se encontram geralmente notas de lavanda, às vezes notas verdes, com uma nota alta aromática de timo, artemísia, mirto, alecrim, salvia.
Amadeirado especiado Um amadeirado quente e doce, com notas mais comuns de pimenta noz moscada cravo e canela.
Amadeirado especiado couro À estrutura anterior se acrescenta notas de couro.
Amadeirado ambrado As notas de fundo se constituem de aromas ricos e quentes como baunilha, cumarina (Tonka), cisto labdano, sândalo, patchouly e cevada.

Ambrados ou Orientais
Sob a denominação “ambrados” ou “orientais” se agrupam as notas doces, polverosas, abaunilhadas, cisto labdano e notas animais bem marcadas. A composição mais típica deste grupo se observa nas ambradas doces.
Ambrado floral amadeirado a característica amadeirada é bem marcante com uma nota alta floral variável.
Ambrado floral especiado Sob um acorde ambrado se percebe uma nota especiada e uma nota floral.
Ambrado doce Se distinguem pela sua douçura e seu calor. São os clássicos representantes desta categoria.
Ambrado doce floral Esta categoria possui um carater floral e sua nota alta cítrica é bem marcante.
Meio-ambrado floral Uma proporção mais equilibrada de notas ambradas em uma combinação olfativa potente. As notas dominantes: florais, frescas, especiadas que se compõe em um bouquet integrado.

Couros
Representa uma nota diferente das habituais e inclui notas secas, às vezes muito secas, na tentativa de reproduzir o odor característico de couro (fumos, madeiras queimadas, tabaco com notas altas de inflexão floral
Couro
Couro floral São notas lineares, sem agressividade, equilibradas a notas florais como violeta, íris ou outras.
Couro Tabaco A nota de couro é temperada com acordes amadeirados, mel, cevada que darão a caracterização de tabaco claro, adocicado.

Algumas outras classificações incluem as famílias denominadas Watery ou Ozone, com uma característica nota marinha e um toque de melão e melancia, a família Powdery com características polverosas e farináceas e as Animais, que podem ser subdivididas em Musks, Civet e Ambar gris.
O prazer de um perfume está ligado a nossa memória, às experiências que vivemos e aos cheiros que sentimos quando experimentamos prazer e alegria. São estes pequenos detalhes que tornam um aroma mais agradável para uns que para outros. É esta complexidade e esta riqueza que fazem da perfumaria uma arte.

Para saber mais: http://www.senseofsmell.org/index.php

NA: Este texto é protegido por Copyright e é parte integrante do livro Mamãe passou açúcar em mim, S. Goraieb, 2006. Para reproduções, consulte a autora.

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