segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Cuidado, sombra e água fresca...

O Dr. Luke Hofkamp* da Sanford School of Medicine da University of South Dakota e colaboradores da Complutense University of Madrid e da University of Zuerich, publicam em julho na Environmental Health Perspectives, um artigo que associa a exposição a alguns filtros solares (4 Metilbenzelideno-cânfora e 3 Metilbenzelideno-cânfora) durante o período fetal e o crescimento do volume prostático (ductal, com prevalência em algumas regiões da glândula).
Os autores concluíram, a partir dos seus achados, que a exposição durante o desenvolvimento do aparato reprodutor e suas glândulas assessórias ao 4MBC levou a uma clássica resposta estrogênica e que este agente pode ser classificado como interferente hormonal (por toxicidade reprodutiva).
Para quem quiser saber mais, o artigo é disponível gratuitamente para leitura no site da EHP: http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?tool=pubmed&pubmedid=18629307 e a referência é:
Hofkamp L, Bradley S, Tresguerres J, Lichtensteiger W, Schlumpf M, Timms B. Region-specific growth effects in the developing rat prostate following fetal exposure to estrogenic ultraviolet filters. Environ Health Perspect. 2008 Jul;116(7):867-72.

Recentemente, no site da uol ciência e tecnologia, um artigo interessante trazia uma transcrição do NYT sobre o trabalho o Environmental Working Group sobre bloqueadores solares com muitas críticas dos dermatologistas, pois segundo eles, esta posição faria com que as pessoas fossem mais expostas aos cânceres de pele.
É bom, no entanto, ter em mente que o uso de bloqueadores solares reduz com efeito os tumores de pele, mas que este não é o único modo para se proteger da radiação. Em alguns casos, estimularia a superexposição solar, fazendo inclusive que todos os seus benefícios se perdessem.
Evitar o sol entre as 10:00 e as 16:00h é o melhor a fazer.
Sol, como tudo na vida, deve ser usado com moderação e bom senso.
Aumenta a biodisponibilidade de Serotonina, aumenta a síntese de Vitamina D, faz seus ossos mais fortes e põe um sorriso na sua cara. Assim, cuidado, sombra e água fresca, acaba sendo a melhor saída.

OBS: Lembrem-se que, como a pele, os olhos também estão sujeitos aos efeitos da radiação solar, em especial quanto ao desenvolvimento precoce de catarata. Jamais use óculos de sol de baixa qualidade ou sem adequado filtro, pois neste caso, você poderia ainda piorar a exposição por dilatação das pupilas.

Nenhum comentário: